Topo

Bala na Cesta

O deprimente cancelamento do jogo entre Flamengo e Pinheiros pelo NBB

Fábio Balassiano

26/11/2014 11h00

vergonha1Saí correndo do trabalho rumo ao Tijuca Tênis Clube na tarde de ontem para ver um promissor Flamengo x Pinheiros. Marcado para às 20h, o jogo a princípio "só" não teria a presença do público, mas poderia contar com a imprensa. Mas aí estava chegando lá quando tocou meu telefone: "Filho, deu na rádio que a partida foi cancelada. Falaram rápido, não entendi muito bem, mas acho que é isso mesmo". Era meu pai, me avisando sem entender muito bem o que acontecia.

Meio incrédulo parei o carro e fui ver o que estava realmente acontecendo no Tijuca. Vi alguns jogadores do Flamengo saindo rumo a seus carros e constatei o óbvio: não haveria mesmo a partida. O Ministério Público, que já havia mandado fechar o ginásio ao público na semana retrasada para Flamengo e Franca (relembre aqui), não permitiu que nova partida fosse realizada no local (nem mesmo sem torcedores) e com isso o duelo entre Fla e Pinheiros teve que ser cancelado (aqui a nota oficial da Liga Nacional de Basquete).

200470473-001Foi isso. Um espetáculo deprimente de organização por parte de todos os envolvidos (Flamengo principalmente, Tijuca e Liga Nacional em menor escala) fez com que o jogo não fosse realizado. Pontos importantes:

1) Flamengo e Franca jogaram no Tijuca com portões fechados no dia 12 de novembro. Até o jogo de ontem (25/11) houve mais de 10 dias para se pensar em algo diferente. O que o Flamengo fez? Nada. Manteve a partida marcada para o mesmo local esperando uma solução JURÍDICA para o caso. Qual o motivo disso?

tristeza22) Por que o Flamengo, sabendo que poderia não contar com o Tijuca, não foi jogar no Maracanãzinho? É caro? Ou caro sairá, por exemplo, um WO que pode acontecer caso o Pinheiros vá às últimas conseqüências? E a imagem do clube, como fica? E a imagem do produto NBB, como fica? O Flamengo só pensou no custo dele, abrindo mão de pensar em algo maior, que é o produto basquete brasileiro, é isso?

2.1) Alegam que o Maracanãzinho é caro. E jogar fora do Rio de Janeiro (em Vitória, Manaus, Cuiabá, qualquer local com muita presença de torcida rubro-negra), algo que seria viável dez dias atrás. Por que isso não foi pensado? O clube sairia ganhando grana, não? Outra coisa: será que o Flamengo (estou falando do Flamengo!) não consegue colocar 5 mil pessoas no ginásio no reencontro de seu time campeão mundial com sua fanática torcida? Será que investir em promoção do evento, com boas peças de comunicação, não faria do tal "caro" um baita investimento em um time que tem ganho tudo nos últimos anos?

tristeza2.2) Perder dinheiro não pode, mas passar uma vergonha dessas pode? É isso? Já que estamos falando em valor, quanto diminui o valor da imagem do Flamengo e do NBB depois de um fato bizarro como este?

2.3) Por que o Flamengo não foi jogar em Macaé, fazendo rodada dupla com o time local? O Macaé, que enfrentou e venceu o Palmeiras nesta terça-feira, jogará contra o Pinheiros na quinta-feira. Os quatro times poderiam muito bem se enfrentar em jogos seguidos no mesmo ginásio, não? Por que isso não foi pensado? Flamengo x Pinheiros e Macaé x Palmeiras na terça-feira e Macaé x Pinheiros e Flamengo x Palmeiras na quinta-feira. Difícil?

3) O que a Liga Nacional fará dessa vez? O que ela fará para evitar que casos como este aconteçam novamente nos próximos dias, meses, temporadas?

tristeza33.1) O que o Estatuto do Torcedor fala em relação a isso? O Ministério do Esporte tomará alguma atitude em relação a este caso? Ou nada também?

3.2) A imprensa continuará calada diante de mais um absurdo no basquete nacional? Ou chegou a hora de cair nestes assuntos que estão pipocando por aí?

4) Quando os clubes solicitam o ginásio para jogar (Flamengo pede ao Tijuca para atuar no NBB, por exemplo), eles não pedem TODOS os alvarás necessários? Engraçado, quando eu organizo eventos em minha empresa é a primeira coisa que eu solicito. Só em posse de TODOS os documentos é que a negociação é fechada e, aí sim, o evento pode ser realizado. Será tão difícil manter uma mínima organização neste sentido?

5) Em tempo: a LNB não fiscaliza em absolutamente nada esses alvarás e os documentos necessários para as liberações dos ginásios? Por que a LNB não cobrou dos clubes ANTES do campeonato começar TODOS os laudos necessários para que os respectivos locais de jogos fossem efetivamente liberados? Prevenção é sempre menos custosa (e dolorosa) que a reação.

fla6) Mais uma vez a comunicação do Flamengo falhou. O clube ficou protelando, mas confirmou que a presença do público não seria liberada às 18h03 (duas horas antes do horário marcado para o confronto portanto) no Twitter (veja aqui). Isso é o tratamento que o torcedor rubro-negro merece? Não me parece o mais adequado…

7) Só uma lembrança importante aqui. O rubro-negro ainda NÃO conseguiu rever a sua torcida depois do título mundial e dos três amistosos na NBA. Vocês têm noção de quão frustrante deve ser isso para atletas e torcedores?

fla18) Ah, psiu, detalhe final: Flamengo tem jogo marcado para quinta-feira no MESMO ginásio do Tijuca contra o Palmeiras. Alguém vai se arriscar a ir ao local para arriscar ver uma partida que por sorte divina poderá ocorrer? A resposta do blogueiro é: nem brincando.

Mais um mico retumbante neste terrível começo de temporada de NBB. Um mico que se repete, um mico que já tinha avisado que surgiria de novo. E, pasmem, surgiu sem que NENHUMA medida tivesse sido adotada. O que fez o Flamengo? Nada! O que fez a Liga Nacional? Nada. E assim vivemos no basquete brasileiro. Concorda comigo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.