Topo

Bala na Cesta

NBB começa nesta 6ª com Flamengo e Bauru como favoritos

Fábio Balassiano

30/10/2014 01h00

herComeça nesta sexta-feira a sétima edição do NBB. Paulistano e Flamengo duelam amanhã em São Paulo (19h30, com Sportv) fazendo a reedição da temporada passada em um campeonato que tem tudo para ser um dos mais equilibrados dos últimos anos.

São 16 clubes, e o regulamento tem uma pequena alteração. Os times se enfrentam em turno e returno, com os 12 melhores avançando ao mata-mata (os quatro primeiros descansam e os oito demais se enfrentam nas oitavas-de-final). A decisão, antes em jogo único, será em melhor de três partidas nesta temporada.

Sei que vocês vão perguntar sobre a parceria da NBA com o NBB, divulgada aqui neste espaço em primeira mão há mais de um mês, e vamos lá. Ainda não há novidades sobre o contrato assinado. Pelo que apurei, ainda há discussões finais em cláusulas antes de o acordo ser assinado – e aí sim anunciado. A previsão (otimista) é até o final de novembro. Mas, bem, voltando às quadras.

Já disse aqui recentemente que Flamengo, o atual bicampeão, e Bauru estão um passo à frente de seus rivais. O rubro-negro fez uma "pré-temporada" de luxo enfrentando Maccabi Tel-Aviv (campeão europeu) duas vezes e franquias da NBA em três ocasiões. Se isso não bastasse, manteve o elenco inteiro da temporada passada e trouxe o excelente Walter Herrmann (foto à direita) para reforçar a equipe.

rafa1Os bauruenses, por sua vez, foram ao mercado e voltaram com Rafael Hettsheimeir (foto à esquerda), Jefferson Willian, Alex e Robert Day. Já tinha Larrry Taylor, Ricardo Fischer, Gui Deodato e Murilo, e vocês conseguem imaginar quão forte fica o grupo de Guerrinha para a competição.

Depois de Bauru e Flamengo, ao menos para mim, é tudo muito parecido. O vice-campeão Paulistano manteve o elenco praticamente inteiro (perdeu Mineiro, tentou Fab Melo, não ficou com o ex-pivô do Boston e acabou com o bom DeVon Hardin, ex-Basquete Cearense) e segue com Gustavo de Conti, seu técnico, como sua principal estrela. Limeira tem David Jackson, e se reforçou com Rafael Mineiro e Nezinho. Mogi vem com Shamell, Paulão e Elinho. Franca trouxe o argentino Marcos Mata e aposta na evolução de Leo Meindl. O Pinheiros vem com Marcus Toledo e sua molecada boa de bola (olho em Georginho, armador, e Lucas Dias, ala). Brasília conta com Fúlvio na armação, Giovannoni na ala e Lucas Cipolini no pivô. São José sempre será forte com Andre Laws, Caio Torres e o apoio de sua alucinante torcida.

dema1Um degrau abaixo estão Minas (com o técnico Demétrius iniciando o trabalho – na foto à direita), Basquete Cearense, Palmeiras (olho no que Régis Marrelli pode fazer no alviverde), o estreante Rio Claro (Chuí está de volta), Uberlândia (com orçamento reduzido), Macaé e a Liga Sorocabana, do animado técnico Rinaldo, que sempre contrata bons gringos (vide Kenny Dawkins e Desmond Holloway, hoje brilhando no Paulistano).

flamengo1A se lamentar, apenas, mais um caso de conflito de datas que haverá entre Liga Sul-Americana e o NBB. Escrevi sobre isso no Facebook (mais aqui), e é absolutamente inacreditável que todo ano tenhamos este tipo de problema. Para piorar, já sabe-se de antemão que o mesmo acontecerá quando da Liga das Américas. Será que as três entidades (Liga Nacional, ABASU e FIBA Américas) não podem conversar para alinhar isso ANTES de a temporada começar? O torcedor é quem sai perdendo, pois não sabe exatamente quando ocorrerão todas as partidas de seu time na temporada.

E você, o que está esperando do NBB da temporada 2014/2015? Flamengo e Bauru saem mesmo um pouco na frente?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.