Topo

Bala na Cesta

Sob nova direção, Clippers mira salto de qualidade no Oeste - agora vai?

Fábio Balassiano

29/10/2014 14h00

steve1A temporada 2013/2014 do Los Angeles Clippers tinha tudo para ser histórica, a melhor da franquia. Sem nunca ter chegado a uma final de conferência, o ex-primo pobre Angelino sonhou alto, mas teve que lidar com Donald Sterling e seu etnocentrismo crônico. Por mais que tentassem, foi difícil para os jogadores deixar o ambiente longe da esfera social/policial. As 57 vitórias da fase regular foram a melhor da equipe, mas na segunda fase do playoff o time caiu para um Oklahoma City Thunder que nem tão inspirado assim estava.

Há males, porém, que vêm para o bem. Sterling foi forçado pela NBA a vender a franquia e veio Steve Ballmer (foto à direita), que lidera um grupo de investidores que abocanhou o Clippers por surreais US$ 2 bilhões. Meio maluco-beleza, dono de discursos inflamados desde seus tempos de Microsoft (o YouTube está cheio deles, não custa se divertir lá), Ballmer traz uma mentalidade vencedora e uma dose de auto-estima para uma equipe que precisa chegar longe nesta temporada.

time1Comandado pelo bom Doc Rivers, outro cara que tem forte liderança pelas palavras, o Clippers tem a terceira maior folha salarial da NBA (US$ 82 milhões), e de novo se reforçou bem para o campeonato (o elenco já era forte, e ficou ainda melhor). Manteve seu trio de ferro com Chris Paul, Blake Griffin e DeAndre Jordan (este em último ano de contrato), e teve fôlego para buscar Spencer Hawes, útil pra caramba para a rotação de pivôs com Griffin e DeAndre e Jordan Farmar, boa opção para a reserva da armação de CP3. Se ainda não tem muita força nas alas, ao menos tem por lá os bons JJ Redick, Matt Barnes e Jamal Crawford.

É com este elenco que os Clippers pretendem avançar mais do que aquilo que têm feito nos últimos anos. Mais do que a franquia, quem precisa dar essa resposta positiva também é Chris Paul, que até hoje só venceu duas séries de playoffs em sua carreira. Para alguém considerado (justamente) o melhor armador da NBA em atividade, colocar resultados em um currículo repleto de atuações geniais e números assombrosos é pra lá de recomendável.

NBA: Los Angeles Clippers-Media DayColoco o Clippers no mesmo patamar de Mavs e Thunder, contra quem o time estreia nesta quinta-feira em casa (22h30 de Brasília), mas ainda um pouco abaixo do Spurs no Oeste. O problema dos angelinos ainda está em provar que eles são, sim, capazes de brigar por um título de conferência que, em termos técnicos, é totalmente plausível. O que pega, até o momento, é a NBA olhar para a equipe como um time a ser temido.

Se não for essa temporada, realmente não sei o que será da franquia nos próximos anos, pois a pressão ficará enorme para dar resultado. Lembremos que o novo dono não é um "excêntrico" senhor que não liga pra isso, mas alguém que vem do mundo dos negócios (números são fundamentais, portanto).

cp3Começar a temporada 2014/2015 voando, garantindo vitórias e mostrando à NBA que o time de fato veio para brigar por título, é algo que deve estar na ordem do dia também. Do meu canto acredito sinceramente que os Clippers conseguem avançar à segunda rodada dos playoffs. A partir disso é impossível, ainda, opinar pois depende muito dos cruzamentos. Conseguir o mando de quadra é bem importante para os comandados de Doc Rivers.

E você, o que acha que irá acontecer com os Clippers? Chegou a hora do salto de qualidade para a franquia?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.