Topo

Bala na Cesta

Pat Riley fala do impacto de Michael Jordan na NBA dos anos 1980

Fábio Balassiano

26/10/2014 19h23

patPerguntei a Pat Riley aqui no Rio de Janeiro sobre a entrada de Michael Jordan na NBA na década de 80. Resposta dele:

"Olha, quando ele chegou ao Chicago a gente sabia que ele era bom, mas ninguém imaginava quão bom ele seria. E nem quão impactante seria a sua chegada à NBA para o basquete mundial.

HÁ 30 ANOS MICHAEL JORDAN ESTREAVA NA NBA

Lembro da primeira vez que o enfrentamos, quando eu era técnico do Lakers, e ele não tinha não tinha 30 jogos de NBA ainda (Nota do editor: aquele seria o jogo de número 19 de Jordan, que fez 20 pontos). Não lembro muito bem da partida, mas sei que perdemos (113-112) e me lembro que no final o Magic Johnson estava impressionado não com a técnica do Michael, que ele já conhecia de ver as partidas de North Carolina, mas sim com a atitude dele.

Miami Heat president and former coach Pat Riley sits in the stands with basketball great Michael Jordan during NBA action in MiamiHoje sabemos, hoje conseguimos medir. Quase dez anos depois de ele parar ele segue como o nome mais comentado do basquete, como uma das marcas mais poderosas do esporte.

MARCEL DE SOUZA RELEMBRA DUELOS CONTRA MICHAEL JORDAN NO PAN-AMERICANO DE 1983

camisaMuita gente me questiona o motivo de eu ter solicitado que o Miami aposentasse a camisa 23 do Jordan mesmo sem ele nunca ter jogado pelo Heat. Aquilo foi uma reverência pelo que ele fez por todos nós. Todos que fazemos parte do basquete, da NBA nos beneficiamos com os feitos de Michael Jordan, direta ou indiretamente.

ÁLVARO JOSÉ FALA DE JORDAN NO PAN-AMERICANO DE 1983

É uma lenda, e é impressionante que já tenham se passado 30 anos de sua estreia na NBA. Ele foi o primeiro jogador a ter colocado o basquete em uma escala global devido a lenda que se formou em torno de seu ícone, em torno de seu nome, que até hoje é muito forte. Ele foi o primeiro e provavelmente será o último a ter uma aura tão forte em cima seu nome".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.