Topo

Bala na Cesta

Michael Jordan no Pan-1983, a visão do comentarista Álvaro José

Fábio Balassiano

26/10/2014 11h23

alvaro1Por Álvaro José

A cidade era Caracas. O ano, 1983. O ginásio, o Poliedro local das disputas do Basquete nos Jogos Pan-Americanos da Venezuela. Lembro bem que a estreia do Brasil foi contra os Estados Unidos. Os brasileiros mais experientes. O time estava sem Oscar Schmidt, mas com Marcel de Souza em boa forma. Mais Adilson, Carioquinha, Fausto, Silvio, Nilo, Gerson, Israel e o grande pivô Marquinhos.

HÁ 30 ANOS MICHAEL JORDAN ESTREAVA NA NBA

Os norte americanos foram a Caracas com seus maiores nomes do basquete universitário, exceto Patrick Ewing. Estavam lá Sam Perkins, Wayman Tisdale , Chris Mullin e Mark Price. E Michael Jordan.

michael23Para muita gente essa seria a final da competição. O Brasil perdeu o primeiro jogo nos detalhes, por uma diferença pequena (72-69) e Jordan esteve bem. Na final, os EUA atropelaram e a estrela de Jordan brilhou.

Naquela época, fiz o jogo pela BAND ao lado de Edgard de Mello Filho. Na Globo o narrador foi o Doutor Osmar de Oliveira e na Record a transmissão foi de Luciano do Valle e Cyro José. Voltei de carona com Cyro e Luciano e tínhamos uma certeza: aquele menino chamado Michael Jordan iria estourar. O resto é história .

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.