Topo

Bala na Cesta

Em reformulação, Knicks deve usar temporada para adaptação

Fábio Balassiano

21/10/2014 14h00

pj1Uma das franquias mais tradicionais da NBA, o New York Knicks teve duas grandes vitórias antes de a temporada 2014/2015 começar. Teve força para contratar Phil Jackson como seu novo manda-chuva fora das quadras e lábia (principalmente de Big Phil) para manter Carmelo Anthony, estrela maior da companhia nos últimos anos. Mas, por incrível que pareça, os triunfos devem mesmo parar por aí nos próximos tempos.

Phil Jackson cansa de dizer que seu projeto com os Knicks é de longo prazo (e é mesmo), e que no primeiro momento é importante que a exigente torcida nova-iorquina tenha paciência. O elenco não será esse por um longo tempo, o técnico, o novato Derek Fisher, também precisará de tempo para entender como as coisas funcionam de terno e gravata e o sistema ofensivo (o de triângulos) que será utilizado requer muito tempo de aprendizado.

melo2A grande notícia em relação a este último ponto especificamente é que Melo parece disposto a aprender (ao menos por enquanto). Ele teria conversado com Kobe Bryant e Michael Jordan sobre os triângulos, e tem dado entrevistas falando em "dividir a bola", em "passar primeiro para depois encontrar os buracos defensivos" e outras frases que até a temporada passada fugiam de seu comportamento.

De coisa boa mesmo, só isso (além, ok, da chegada de Jose Calderon com contrato baixo pelos próximos três anos). No mais, é hora de ligar o sinal amarelo e pensar em 2015/2016 desde já. O maior salário da franquia é de Amare Stoudemire, com surreais US$ 23,4 milhões. Mas o ala-pivô está em seu último ano de contrato, bem como o errático italiano Andrea Bargnani, Jason Smith e Travis Outlaw. Olhando adiante, os Knicks têm apenas US$ 39mi comprometidos em sua folha salarial na próxima temporada, sendo que alguns destes milhões são opção do time. Se conseguir despachar rápido o maluquete JR Smith, melhor ainda, mas o plano precisa ser desde já fazer deste campeonato um verdadeiro laboratório para os próximos anos.

fishSistema novo, técnico novo, presidente novo e elenco em reconstrução. Exigir qualquer coisa em termos de resultados deste Knicks é uma loucura. Beliscar os playoffs é possível neste cambaleante Leste, mas não creio que este tenha que ser o foco. Lustrar os triângulos, colocar Carmelo Anthony como o verdadeiro líder que nunca foi e preparar jovens como Thanasis Antetokounmpo, Cleanthony Early, Shane Larkin e Tim Hardaway Jr para um futuro que sem dúvida é desafiador devem ser as prioridades da franquia.

O difícil é convencer o torcedor do Knicks de que perder bastante faz parte do processo, mas é exatamente isso que deve mesmo ocorrer com o time nos próximos meses.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.