Topo

Bala na Cesta

Em dia de reencontros, Cleveland e Miami duelam no Rio de Janeiro

Fábio Balassiano

11/10/2014 02h05

varejaoJogos de pré-temporada de NBA normalmente são muito chatos. Os times treinam pra caramba durante o dia, e de noite, nos amistosos, acabam refletindo o desgaste da manhã/tarde em atuações não muito convincentes devido ao cansaço e aos minutos limitados para suas principais peças. É o natural, é o usual, é o que nos acostumamos a ver desde que o mundo é mundo.

Mas neste sábado é diferente. Bem diferente. Quando entrarem em quadra na HSBC Arena (18h, com Sportv e ESPN), Miami Heat e Cleveland Cavs farão não apenas um amistoso. Seria muito leviano da minha parte acreditar que seria um singelo jogo de pré-temporada da NBA. Está longe (bem longe) de ser isso.

boshÉ a primeira vez que LeBron James enfrentará o seu ex-time (o Miami). É a primeira vez que LeBron James jogará pelo Cleveland contra um time de NBA em seu retorno a Ohio. É a primeira vez que Anderson Varejão (a simpatia em pessoa na foto à direita) jogará com o Cavs no Brasil. É a primeira vez que os agora magoados Dwyane Wade e Chris Bosh (leia mais aqui) jogarão contra LeBron. É o primeiro jogo contra um time de NBA do "Europeu" David Blatt, novo técnico do Cavs (e ele odeia ser chamado de "Europeu", pois apesar de ter treinado muito tempo na Europa é norte-americano mesmo) Está bem distante da normalidade, obviamente.

kingÉ uma pena, somente, que Kyrie Irving não deva mesmo atuar. Craque de bola, o armador do Cleveland está com dores no tornozelo e deve ser poupado. Mas pelos Cavs estarão lá os recém-chegados Kevin Love, Shawn Marion e James Jones. Do outro lado, Josh McRoberts, Luol Deng, Shabazz Napier, Shannon Brown e Danny Granger chegam para reforçar um já forte Miami.

O amistoso chama tanto a atenção que será exibido para um punhado de países ao redor do mundo (confirmarei o número neste sábado) e há bastante expectativa em ver como serão as reações de LeBron James para com Chris Bosh e Dwyane Wade (principalmente entre estes três). LeBron tentou fugir das perguntas no treino desta sexta-feira, mas a partir do aquecimento de hoje na HSBC Arena ficará impossível.

wade1Do outro lado estarão seus ex-companheiros, caras que chegaram com ele a quatro finais seguidas de NBA (e isso não é pouca coisa). Não é um jogo de playoff, não é um jogo nem de temporada regular, mas só um lunático acredita que não há uma carga emocional fortíssima no duelo de logo mais entre Cleveland e Miami.

Deixar de acompanhar a partida é algo que eu decididamente não recomendo. O resultado importa pouco. Ver como se sairão os Cavs, com LeBron, Love e Varejão, e o Miami, de Bosh, Deng e Wade, sim.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.