Topo

Bala na Cesta

Flamengo enfrenta Phoenix e se torna primeiro brasileiro a jogar na NBA

Fábio Balassiano

08/10/2014 01h00

fla1Dia histórico para o basquete brasileiro hoje. A partir das 23h desta quarta-feira o Flamengo se tornará o primeiro clube do país a jogar uma partida de pré-temporada da NBA. Em Phoenix, os rubro-negros medirão forças com o Suns em peleja exibida pela ESPN e pelo Sportv. Será, sem dúvida alguma, um momento pra lá de bacana para quem acompanha a modalidade.

Deste canto, eu só espero que os torcedores do Flamengo (e os brasileiros de um modo mais amplo) não cobrem resultado. Se uma vitória vier, ótimo. Mas o bacana, o mais legal disso tudo, é aproveitar o momento, tentar desfrutar de uma oportunidade linda (esperemos que não seja a única).

Pisar em uma quadra da NBA é para poucos. Ver um time do país jogando uma partida de pré-temporada da melhor liga de basquete do planeta, ainda mais. Apenas Marquinhos e Herrmann tiveram a oportunidade de jogar por lá. Logo, o mais recomendável é que utilizemos todos os minutos para sorrir, ver como os rubro-negros se sairão e por aí vai.

neto

A ida do Flamengo para três jogos na NBA (depois Orlando e Memphis) coroa não só o brilhante trabalho feito por José Neto (à esquerda) e seu grupo de jogadores de dois, três anos para hoje, mas principalmente a recuperação do basquete brasileiro através da Liga Nacional de Basquete (notem bem quem deve levar os méritos por isso para evitarmos enganos, por favor), entidade criada há menos de uma década e que já conta com muito reconhecimento pelos seus esforços por FIBA, FIBA Américas, Ministério do Esporte e também por uma NBA que em breve assinará um contrato de parceria com a LNB.

Por isso hoje é um dia para se comemorar, um dia para se assistir à partida sorrindo e se emocionando na medida certa. De alguns anos para cá, muitos acontecimentos bacanas para quem gosta de NBA aqui no Brasil. Escritório da liga aberto há três anos, dois jogos de pré-temporada disputados no país, o primeiro brasileiro campeão da liga, a provável parceria com o NBB e agora o Flamengo indo jogar três amistosos nos Estados Unidos.

fla2Sorte ao Flamengo logo mais. Aconteça o que acontecer no Arizona, o dia 8 de outubro de 2014 já estará marcado na história do esporte brasileiro. O atual campeão do NBB, da Liga das Américas e Mundial se torna o primeiro time brasileiro a jogar uma partida de pré-temporada no melhor basquete do planeta.

São ou não feitos para ficar feliz? Creio que sim!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.