Topo

Bala na Cesta

Interessada no mercado brasileiro, NBA está perto de parceria com o NBB

UOL Esporte

24/09/2014 10h22

arnonNo começo de outubro a NBA desembarca no Brasil para a segunda edição do Global Games que reunirá Cleveland Cavs e Miami Heat na HSBC Arena (Rio de Janeiro) no dia 11. Mas o contato da principal liga do planeta com o basquete brasileiro não terminará aí.

A NBA e a Liga Nacional de Basquete (LNB) estão prestes a assinar um acordo que fará da liga norte-americana a principal parceira do NBB, o maior campeonato da modalidade no país. O contrato, inicialmente de três anos e com valores mantidos em sigilo, está sendo finalizado pelas duas áreas jurídicas e, caso não exista nenhuma divergência contratual, deve ser anunciado na primeira semana de outubro pelas duas entidades utilizando o jogo entre Cavs e Heat como ponto de partida da parceria. O aporte da NBA no NBB será inicialmente utilizado para o custeio de toda a estrutura da Liga (viagens, parte técnica, árbitros etc.). As reuniões começaram há cerca de seis meses.

O modelo de negócio que será adotado prevê um intercâmbio entre as áreas técnicas, de marketing e de eventos das duas ligas, mas principalmente uma maior exposição do produto NBB em território brasileiro e sua consequente expansão para toda a América Latina.

lnbRecentemente a Liga Nacional anunciou a sua tabela para a temporada 2014/2015 e colocou duas transmissões por semana (quartas e quintas-feiras) de partidas do campeonato, em uma estratégia bem parecida com a adotada com imenso sucesso pela NBA com o League Pass, canal pela Web que exibe os jogos das franquias. O Brasil, inclusive, é o quinto país do mundo com maior número de assinantes do serviço pago de transmissão dos jogos pela internet da NBA.

Indo para a sua sétima temporada, o NBB assinou, na ata de sua fundação em 2008, um contrato de dez anos com a TV Globo, que tornou-se não só a responsável pelas transmissões das partidas no Sportv mas também a principal parceira comercial da Liga Nacional. Com a entrada da NBA, ainda não se sabe ao certo o que acontecerá com a emissora (se passará apenas para a função de "exibidora" das partidas, por exemplo, ou outra coisa).

flamengoTrata-se, sem dúvida, de um gol de placa para o basquete brasileiro pois a NBA, a maior liga de basquete do planeta, acaba por chancelar o ótimo trabalho de reconstrução feito pela Liga Nacional de Basquete desde 2008 e demonstra que está realmente interessada em investir pesado no mercado brasileiro (vide a recente abertura do escritório no Rio de Janeiro e a ida do Flamengo para uma série de três amistosos de pré-temporada na NBA).

Além de trazer alívio financeiro para a LNB (o NBB não tem um patrocinador forte há duas temporadas), é esperada que essa associação traga para o NBB um ganho significativo naquilo que os norte-americanos fazem muito bem, ou seja, na transformação de um singelo jogo de basquete em um grande espetáculo que gera receita para os clubes e satisfação para os torcedores/clientes/consumidores.

A Liga Nacional confirmou que as duas partes estão realmente conversando, mas prefere não se pronunciar até que a parceria seja efetivamente concretizada. A NBA, por sua vez, preferiu não falar a respeito do tema.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.