Topo

Bala na Cesta

Contra Argentina em 3 vezes, Brasil não ganhou mata-mata neste século

Fábio Balassiano

05/09/2014 00h15

Todo mundo aí já sabe que no domingo, 7/9, às 17h (de Brasília) a seleção brasileira masculina enfrentará a Argentina nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da Espanha em Madri, certo? O que não sei se vocês sabem é o seguinte: em competições Classe A (Mundial e Olimpíada), a equipe brasileira ainda não ganhou um jogo de mata-mata neste século (100% de eliminação em jogo de vida ou morte, é isso mesmo).

Para aumentar ainda mais o drama, temos o seguinte: em três confrontos, três derrotas. E adivinha quem foi o único algoz que o Brasil enfrentou nestas três ocasiões? Pois é, ela mesma, a Argentina. No Mundial de 2002, no Mundial de 2010 e na Olimpíada de 2012. As três vezes que houve duelo eliminatório do selecionado brasileiro no Século XXI, houve três insucessos (e sempre contra os hermanos). Confira os duelos abaixo:

fotofoto

mark1Há o lado físico (favorável ao Brasil), há a parte técnica (que também, creio eu, favoreça ao Brasil que, com este elenco, tem mais armas que os rivais), mas sem dúvida se tem algo que os argentinos tentarão mexer no domingo, 7/9 (Dia da Independência, é sempre bom lembrar), é com o lado mental, com a parte psicológica. Esta, ninguém tem dúvida, é totalmente favorável aos comandados de Julio Lamas.

Para o Brasil, é a última (ou penúltima, dependendo do que pode acontecer nos Jogos Olímpicos de 2016) chance de essa geração de Nenê, Splitter, Varejão, Machado, Giovannoni, Alex, Huertas, Leandrinho e Marquinhos de vencer uma partida de mata-mata, algo que não aconteceu com este elenco até agora. De quebra, avançar no Mundial significa bater os argentinos, que desde sempre estiveram pelo caminho.

O retrospecto, como se vê, não é dos melhores, mas pode ter, enfim, chegado a hora de o Brasil virar o jogo contra os hermanos neste século. Agora vai? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.