Topo

Bala na Cesta

Sul-Americano Feminino começa hoje - o que esperar do time de Zanon?

Fábio Balassiano

14/08/2014 01h06

TComeça nesta quinta-feira o Sul-Americano Feminino que será disputado em Ambato, Equador. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Venezuela, rival da estréia de hoje às 18h (Sportv), Uruguai e Equador. No A estão Argentina, Chile, Peru e Paraguai. Os dois melhores de cada grupo se classificam ás semifinais, garantindo vaga direta para o Pré-Olímpico das Américas (será em Edmonton, no Canadá), e os três primeiros colocados se classificam para o Pan-Americano de 2015 (Toronto).

O elenco do técnico Zanon ficou assim definido:

ARMADORAS: Débora e Tainá
ALAS: Isabela Ramona, Cacá, Joice, Patricia, Tatiane, Izabela, Jaqueline
PIVÔS: Fabiana, Clarissa, Karina Jacob

dri1Algumas observações importantes:

1) Adrianinha (foto à esquerda), titular absoluta da armação e jogadora mais experiente do grupo, teve problemas pessoais e foi preservada para esta competição. Volta para os treinos e torneios preparatórios visando a Copa do Mundo da Turquia.
2) A promissora ala Sassá, recém-recuperada de uma cirurgia no joelho, sofreu uma fissura no dedo e também está fora do Sul-Americano.
3) Depois do Sul-Americano, cuja final será na segunda-feira, 18 de agosto, o Brasil viaja direto para a Europa e disputa Torneios em Istambul, na Turquia, de 22 a 24 de agosto, e em Limoges, na França, de 26 a 30 de agosto.
4) A média de idade do grupo que joga o Sul-Americano a partir de hoje é de 24 anos. A de altura, de 1,78m. Está claro que é um time baixo, e cujas jogadoras de garrafão estão longe…
5) Érika, Nádia e Damiris, as três brasileiras que atuam na WNBA, se juntam ao time de Zanon poucos dias antes de começar o Mundial. Aqui temos um perigo. A fase de classificação da liga norte-americana termina em 17 de agosto. Os playoffs normalmente vão até o final de setembro. A Copa do Mundo acontece entre 27 de setembro e 5 de outubro. Quando o trio irá se apresentar? Só lembrando: Atlanta Dream (time de Érika e Nádia) e Minnesota Lynx (o de Damiris) fizeram a final da temporada passada e estão muito fortes neste certame também. A chance de as duas equipes irem longe nos playoffs existe.

coach2Bem, sinceramente não há muito o que se falar deste Sul-Americano. Os rivais são fraquíssimos (exceção ao time argentino, que é apenas médio) e os jogos não representam absolutamente nada para o time de Zanon. Nem em termos de evolução técnica, nem em confronto direto contra adversários temidos. Valerá, apenas, para este grupo que ficou um mês sem treinar (mais aqui) tirar a ferrugem de um longo tempo de inatividade (lembremos que a LBF terminou em abril, há quatro meses portanto) e para o treinador colocar em prática aquilo que vem sendo treinado em São José.

Vai acompanhar o Sul-Americano? O que está esperando? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.