Topo

Bala na Cesta

Cavs quer trocar Wiggins, 1º do Draft, por Kevin Love - o que você faria?

Fábio Balassiano

25/07/2014 01h37

love1Desde o começo da semana a imprensa norte-americana se refestela em rumores envolvendo o nome de Kevin Love (foto à direita) na NBA. O ala, insatisfeito ao cubo em um Minnesota que, em sua cabeça, não conseguiu cercá-lo de talento (até hoje o camisa 42 não disputou playoff em sua carreira), disse que não ficará lá quando seu contrato expirar (pós-campeonato de 2014/2015) e por esta razão o Wolves tem ouvido algumas propostas em relação ao seu melhor jogador (ativo).

Não vou nem entrar no mérito sobre a falta de capacidade do Minnesota em cercar Kevin Love com talentos realmente impactantes, de quão insano é perder um jogador com a sua capacidade. Este é um papo para outra hora. Por ora, três times surgem como pretendentes a fisgar o ala-pivô: Golden State (que não parece inclinado a enviar o excelente Klay Thompson), Chicago Bulls (que teria oferecido meio mundo – Nikola Mirotic + Taj Gibson + Doug McDermott) e Cleveland (que cederia Andrew Wiggins + Anthony Bennett).

wiggins1Vale, no momento, a discussão que está rolando nos EUA: será que é inteligente da parte do Cavs ceder Andrew Wiggins (foto à esquerda), o primeiro pick do Draft de 2014, por Love? Wiggins não tem 20 anos, apresentou-se bem na Liga de Verão e mostrou que parecer ser um jogador que brilhará na NBA em um curto período.

Mesmo assim, antes de responder à pergunta acima vale dar uma olhada nos últimos picks #1 do Draft da NBA. Preparados? Separei desde 1998. Anthony Bennett (2013), Anthony Davis (2012), Kyrie Irving (2011), John Wall (2010), Blake Griffin (2009), Derrick Rose (2008), Greg Oden (2007), Andrea Bargnani (2006), Andrew Bogut (2005), Dwight Howard (2004), LeBron James (2003), Yao Ming (2002), Kwame Brown (2001), Kenyon Martin (2000), Elton Brand (1999) e Michael Olowokandi (1998).

dupla1O que isso, de fato, quer dizer? O óbvio. Que ser o primeiro escolhido na concorrida seleção do Draft não garante nada no mais concorrido ainda mercado da NBA. Derrick Rose é um craque de bola, seria um dos 10 melhores jogadores do planeta se estivesse em atividade, mas se lesionou com gravidade duas vezes. Elton Brand JAMAIS jogou uma final de conferência na vida. Olowokandi nunca passou de um blefe. Há, portanto, casos e mais casos. E o futuro é SEMPRE incerto.

Love tem seis anos de experiência na NBA, cinco temporadas com duplo-duplo de média e uma crescente evolução também em chutes de fora. Tornou-se um dos jogadores mais completos (ofensivamente falando) da liga, é um All-Star e precisa dar o próximo passo (disputar jogos de playoff). Seria, então, o casamento perfeito – alguém que precisa de um time forte, e um time forte precisando de um jogador excelente para se tornar um timaço.

jea 0101 wild heatPor esta razão eu, se fosse gerente-geral do Cleveland Cavs, não teria dúvida: eu cederia Wiggins por Kevin Love (produto pronto, excelente jogador já consumado na liga, sem dúvida alguma) se o atleta do Wolves assinasse a extensão contratual.

Love formaria com LeBron James (os dois jogaram juntos as Olimpíadas de 2012, em Londres, pelo time dos Estados Unidos) e Kyrie Irving um dos melhores trios da NBA e colocaria, de cara, a franquia em posição de vencer o Leste e disputar o título da temporada 2014/2015. Com Wiggins o processo será certamente mais demorado (e não por culpa dele, mas sim por conta de sua idade e falta de experiência, naturais a um novato) e sabe-se lá que tipo de jogador o canadense se tornará.

Oklahoma City Thunder v Minnesota TimberwolvesPode parecer insano de minha parte, mas é só analisar a conjuntura toda. LeBron James voltou a Cleveland por um motivo: dar um título à cidade. E o que o Cavs deve fazer por ele? Cercá-lo, o mais rápido possível, com o maior número de talentos disponíveis no mercado. Pensando em como está configurado o Leste (muito aberto, sem um favorito destacado), é hora de dar uma cartada pesada em busca de alguém que possa chegar para dividir, de cara, a responsabilidade com LeBron. O melhor, e mais disponível, nome do mercado chama-se Kevin Love e a turma de Ohio deveria brigar para tê-lo em suas fileiras.

Concorda comigo? Se você fosse o Cleveland, trocaria Andrew Wiggins por Kevin Love? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.