Topo

Bala na Cesta

Por vaga no Pan e no elenco do Mundial, Brasil estreia no Sul-Americano

Fábio Balassiano

24/07/2014 01h00

neto1Começa hoje às 19h contra o Paraguai o Sul-Americano de basquete masculino na Venezuela (site oficial do torneio aqui). Pelo que se pode ver no site do canal, o Sportv irá transmitir a competição (mais aqui), mas é impossível saber mais que isso, visto que até ontem à tarde o site da Confederação Brasileira não informava os horários dos jogos do Brasil com precisão (mais aqui).

De todo modo, a competição pode não parecer grande, mas vale muita coisa para o time de José Neto (foto à direita), cuja convocação inicial foi assim analisada por mim aqui.

O Brasil, cujo elenco final está aqui, fica no Grupo A e enfrenta na primeira fase Paraguai (24/7), o Equador (25) e a Argentina (26). No B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, e os três primeiros colocados do Sul-Americano se classificam para os Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.

time2Para a seleção brasileira vale, portanto, algumas coisas. Vale uma das três vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015 (véspera de Olimpíada, portanto). Vale, também, vaga no Pré-Olímpico do próximo ano. Eu sinceramente não creio que o país-sede fique fora dos Jogos Olímpicos, mas sabe-se lá que critério da FIBA usará depois das críticas a gestão Carlos Nunes que houve no começo deste ano (mais aqui).

Além das duas vagas, o país, que pagou um mico danado na Copa América de 2013 e por isso teve que PAGAR por um convite ao Mundial da Espanha deste ano, sabe que não pode derrapar novamente em uma competição cujo nível técnico está longe de ser alto. Para o COB, Ministério do Esporte e para quem ainda acompanha basquete seria péssimo um resultado pouco favorável na Ilha de Margarita, onde será jogado o certame sul-americano. E certamente foi nisso que pensou Neto ao convocar uma equipe "cascuda", recheada de jogadores experientes. Não é, de fato, momento para fazer muitos testes e nem creio, ainda, que as derrotas recentes em torneios preparatórios preocupem tanto assim (veja mais aqui).

hetts1Para os atletas, vale, além da chance de vestir a camisa da seleção, o sonho de jogar o Mundial da Espanha no time que já está treinando com Rubén Magnano em São Paulo (mais aqui). Com 10 jogadores no elenco, o técnico da seleção precisará convocar no mínimo mais dois atletas para chegar ao elenco (final) de 12 que jogarão o torneio. Pode ser, ainda, que Magnano chame mais de dois atletas e faça os cortes mais para frente, que isso fique claro.

Um bom exemplo é Rafael Hettsheimeir (foto à direita), pivô recentemente contratado por Bauru, uma das peças fundamentais no Pré-Olímpico de 2011 e um dos que mais devem se beneficiar do Sul-Americano para mostrar que, depois de uma temporada hesitante no Málaga, tem condição, sim, de estar nos 12 de Magnano para o Mundial.

Por isso tudo vale a pena ficar ligado no Sul-Americano. Pela vaga no Pan e no Pré-Olímpico, e principalmente para saber quais serão os outros chamados por Magnano para integrar o time que já está treinando em São Paulo visando o Mundial da Espanha.

Vai acompanhar os jogos da seleção de José Neto? O que está esperando? Algum atleta em especial te chama a atenção? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.