Topo

Bala na Cesta

Após 2 erros, CBB repete falha na preparação da Seleção Feminina Sub-18

Fábio Balassiano

08/07/2014 01h09

julio2E terminou no domingo o Mundial Feminino Sub-17 na República Tcheca. Os Estados Unidos foram os campeões ao baterem a Espanha por 77-75 na final (as espanholas, que tiveram a ótima armadora Angela Salvadores como MVP da competição, lutaram muito, mas não conseguiram o triunfo), e o Brasil acabou com a nona colocação. O time de Julio Patricio (foto ao lado) perdeu do Canadá nas oitavas-de-final e depois venceu México (60-44), China (48-44) e Coreia do Sul (68-63) na disputa de consolação.

O mais triste de tudo é ver que o time poderia ter ido mais longe. A geração é razoavelmente talentosa, e o torneio abriu espaço para algumas zebras (Hungria ficou com o bronze, e as tchecas, com a quarta posição). O que acabou sendo ruim mesmo para as brasileiras foi o problema de sempre – a preparação das seleções nacionais de base. E os resultados dos últimos 20 anos, atualizados aqui e aqui , só comprovam a negligência da CBB neste sentido.

Como disse antes (aqui e aqui), as duas equipes que viajaram para defender o Brasil fora do país neste ano não treinaram por 30 dias (e eram competições importantes!). O time masculino, eliminado na Copa América Sub-18 e fora do Mundial Sub-19 em 2015, pagou um mico danado. A feminina, neste Mundial Sub-17, tinha chance de brigar por medalha se a Confederação Brasileira de Basketball tivesse levado a competição com a seriedade que um torneio deste nível merece.

gui2A pergunta que fica é: terá a Confederação Brasileira aprendido a lição? E a resposta é óbvia: Não. O motivo? Só dar uma olhadinha no que vai acontecer com a seleção Feminina Sub-18, que jogará classificação para o Mundial Sub-19 de 2015 na Copa América a partir de 6 de agosto. O time, que será comandado pelo ótimo Guilherme Vos (foto à esquerda), ainda NÃO FOI CONVOCADO. Sim, é isso mesmo.

Não são conhecidas, ainda, as 12 que irão jogar em Colorado Springs (EUA, onde a competição será realizada) e muito menos o período de treinamento. Sabe lá, na verdade, se irão treinar, esta coisinha supérflua, irrelevante, que quase não gera ganhos para quem o pratica. Treinar? Bobagem, né…

No momento em que escrevo (7/7) as atletas que disputarão as quatro vagas na Copa América sequer são conhecidas, sequer estão listadas no site da Confederação Brasileira. O Brasil está na chave com Porto Rico, Argentina e Chile, os dois primeiros do grupo já vão para o Mundial Sub-19, a vaga deve vir porque no feminino a distância do Brasil para as equipes do continente ainda existe (exceção a Canadá e Estados Unidos, obviamente), mas decididamente não é assim que se faz basquete de forma responsável e pensando no futuro da modalidade.

selecao1Pergunta final (prometo): fazendo tudo igual (e o igual aqui não é propriamente um elogio ao método, mas sim uma crítica à repetição de erros) a CBB espera realmente ter resultados diferentes dos que vêm conquistando nos últimos anos? Se a resposta é "sim", recomendo uma terapia em grupo para a turma da Avenida Rio Branco. Se a resposta for "não", é prudente que a Confederação reveja todos os seus conceitos sobre o termo 'preparação' de suas seleções de base.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.