Topo

Bala na Cesta

Com brasileiros, Draft da NBA acontece hoje

Fábio Balassiano

26/06/2014 09h10

dupla1Acontece hoje às 20h30 à noite em Nova Iorque o Draft de 2014 da NBA (aquele considerado por muitos como o melhor dos últimos anos). NÃO haverá transmissão pela TV, mas o NBA League Pass transmitirá tudo ao vivo e de graça (mais info aqui).

O Cleveland, detentor da primeira escolha, ainda não definiu se irá de Andrew Wiggins (Kansas) ou Jabari Parker (Duke) e certamente qualquer movimento que  Cavs fizer vai impactar no restante do Draft. Aqui você confere todas as posições.

Além da seleção dos novatos em si é bom ficar de olho nas negociações (algumas já em curso). Muitos times usam seus picks para começar a reformular seus elencos e/ou abrir espaço em suas folhas salariais.

Duas movimentações relevantes já aconteceram ontem inclusive. O Houston despachou o imenso contrato de Omer Asik para New Orleans, que poderá colocar Asik e Anthony Davis no garrafão (fica interessante, viu…) para entrar com força na tentativa de oferecer, além da dupla James Harden e Dwight Howard, muita grana para Carmelo Anthony e/ou LeBron James. Outra que aconteceu nesta quarta-feira foi entre Knicks e Mavs. Phil Jackson deu sua primeira tacada ao enviar Tyson Chandler + Raymond Felton para o Dallas, que passou Jose Calderon, Samuel Dalembert, Shane Larkin, Wayne Ellington e os picks 34 e 51 de amanhã (e comentei sobre ela por aqui).

lucas1Há quatro brasileiros envolvidos na concorrida seleção de logo mais. São eles Lucas Mariano (ala-pivô de Franca), Bruno Caboclo (ala do Pinheiros), Rafael Luz (armador que atua na Espanha) e Cristiano Felício (ala-pivô do Flamengo). Estes dois últimos entram pelo critério da idade mesmo. Como são de 1992, entram automaticamente na seleção (mais aqui). Os dois primeiros mantiveram suas inscrições.

Pelo que conversei com amigos dos Estados Unidos, Lucas (foto à direita) e Caboclo são os quem têm mais chance mesmo. Ambos estão cotados para o final da segunda rodada. Segunda rodada que, de acordo com os especialistas, deve estar LOTADA de escolhas de jogadores estrangeiros. As franquias escolheriam os gringos para desenvolverem (ou lá ou em seus respectivos países), mas (insisto sempre nisso) NADA é garantido. Há promessas, há pensatas, há elucubrações. Mas nada que alguém crave 100%.

Para acompanhar o Draft sabendo das novidades, recomendo os jornalistas (confiáveis, sérios, com credibilidade e com conhecimento de causa – sem, portanto, a famosa gato-mestragem tão conhecida em solo nacional) que são do ramo realmente. São eles Chad FordAdrian Wojnarowski e Jonathan Givony, os três melhores para mim.

O que será que vai acontecer logo mais? Será que os brasileiros serão escolhidos? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.