Topo

Bala na Cesta

A motivação do Miami para ganhar o Leste hoje contra o Indiana

Fábio Balassiano

28/05/2014 12h30

bron1O Miami Heat que visita hoje (21h30, com ESPN) o Indiana Pacers com um 3-1 na série final do Leste teria até motivos para perder um pouco do foco. O domínio é tão grande, os rivais estão tão perdidos, ainda há um jogo na Flórida. Tudo conspira para a quarta final seguida de Erik Spoelstra (ainda vão dizer que o cara é ruim? Não, né, chega!), mas há uma motivação grande para fechar logo o caixão de Paul George e companhia: o descanso visando à final da NBA.

Vamos a alguns dados: Em primeiro lugar, o Miami não terá mando de quadra na final da liga independente de quem vença o Oeste (tem campanha pior que Spurs ou OKC). Logo, fará possíveis quatro jogos na casa do rival (lembrando que a partir deste ano o formato da decisão volta a ser no 2-2-1-1-1 como era até 1984).

Em segundo lugar, pode haver cinco dias de diferença entre o último jogo do campeão do Leste e o do Oeste. Como? O Miami tem 3-1, joga hoje, pode fechar o confronto contra o Pacers e a final da NBA comeca em 5/6 (próxima quinta-feira). No Oeste iremos, no mínimo, até sábado (jogo 6 entre OKC e Spurs, em Oklahoma). De cara já pode se configurar uma vantagem de no mínimo de três dias para um já mais descansado Miami em relação a Spurs e Thunder (Heat fechou um duelo em 4-0 e outro em 4-1; a turma do Oeste já foi a um jogo 7 cada…). Se o duelo durar até a agônica sétima partida, na segunda-feira, Thunder ou Texanos teriam apenas três dias de folga até o começo da finalíssima da liga.

dupla2Se já é bom despachar o Indiana para evitar um problema que até agora não há (de os Pacers incomodarem o Heat com seu jogo físico e organizado que praticamente inexiste neste playoff), o fatos descanso merece muito ser considerado por LeBron James, Dwyane Wade (e seus joelhos), Chris Bosh e companhia. Quanto mais descansado chegar para uma final da NBA que tem tudo para ser dificílima, independente do rival, melhor.

Pensando nisso, lutar fortemente pelo 4-1 de logo mais faz todo sentido, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.