Topo

Bala na Cesta

Sucesso total com os jogos do NBB na Web

Fábio Balassiano

01/04/2014 14h00

nbb1Como eu disse aqui há alguns dias, a Liga Nacional de Basquete deu um passo importantíssimo com o lançamento das transmissões de seus jogos pela Web. Em um período de uma semana, o NBB teve suas primeiras três partidas sendo exibidas no LNB.COM.BR . Quem quis, acompanhou São José 92 x 79 Palmeiras, Flamengo 82 x 77 Uberlândia e Mogi 96 x 74 Basquete Cearense.

E para a primeira vez, a avaliação é extremamente positiva. É óbvio que serão precisos ajustes e algumas alterações, mas para a viagem inicial da Liga Nacional pelas transmissões pela Web a nota é muito, muito alta (ali pelo 8,5, 9 certamente). A minha grande preocupação era em relação ao streaming, a visualização dos jogos. E, veja que beleza, não travou em momento algum – seja nos computadores, seja nos tablets.

Houve mais pontos positivos: os narradores não comprometeram, os comentários de Cadum (nos jogos em SP) e Miguel Ângelo da Luz (no RJ) foram bem bacanas, as entrevistas depois do jogo não foram naquela velocidade de trem-bala que o Sportv nos acostumou a engolir e o som ambiente deu boa emoção do que estava acontecendo na quadra. Para quem viu de casa, foi um deleite só, sem nada para reclamar (de verdade mesmo, eu fiquei muito surpreso).

nbb1Acho que serão precisos ajustes (e o povo da Liga Nacional também sabe disso), principalmente na questão de ter um repórter de quadra ou de algum jornalista local que traga informações mais "de dentro" do que está acontecendo com os times que jogam o NBB, mas para primeira vez o resultado foi muitíssimo satisfatório. Satisfatório pelo que foi visto e pela perspectiva do que está por vir – descentralizando de vez as transmissões do Sportv, que definitivamente não está muito interessado em promover o produto.

Não teremos os dados de audiência (pedi, mas naturalmente a Liga Nacional guardará os números em sigilo – justíssimo até), mas o sonho de quem gosta de basquete de ter um jogo de um campeonato nacional pela Web virou realidade. E em uma realidade com padrão de qualidade que já nasceu alto. Agora é manter este padrão no alto e tentar (este é o objetivo da Liga, aliás) emplacar uma partida por rodada no NBB7. Parabéns à Liga Nacional por mais essa iniciativa.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.