Topo

Bala na Cesta

Playoff da LBF começa neste sábado

Fábio Balassiano

14/03/2014 01h59

iziane1Começa neste sábado a pós-temporada da Liga de Basquete Feminino, a LBF. Depois do (bom) Jogo das Estrelas na semana passada (vale ler a análise do Bert, lá do PBF, a respeito da festa), é hora da bola quicar pra valer a partir de amanhã com os duelos de mata-mata da principal competição das meninas no país. Sport-PE e Americana, os dois primeiros colocados da fase de classificação, descansam, e teremos dois duelos de quartas-de-final.

Neste sábado, Ourinhos e Maranhão abrem os playoffs às 17h no interior de São Paulo (o Sportv promete transmitir). Dono da casa e quinto colocado com 6 vitórias e 8 derrotas na temporada regular, o time de Lisdeivi encara esta LBF como parte de sua reformulação (e é bom que encare assim mesmo). Destaques para as jovens Patricia (ala) e Tainá (grande evolução da armadora, é bom notar isso!). As duas têm 11 pontos de média na competição e são nomes certos na convocação de Zanon para a Copa do Mundo na Turquia. Do outro lado, porém, estará o experiente time do Maranhão, e não será fácil para as meninas de Ourinhos. As maranhenses, comandadas por Antonio Carlos Barbosa (9-5), têm no quarteto Iziane (14,4 – na foto à esquerda), Roneeka (13,5), January (12,5) e Kelly (14,4) a sua grande força. As quatro, aliás, fazem 55,8 dos 72,1 pontos da equipe (76%).

lima1O outro confronto será entre o hesitante Santo André (5-9) e São José (10-4), equipe que vem evoluindo a cada edição da LBF. As meninas do ABC foram muito mal na fase de classificação, mas confiam na experiência da técnica Laís Elena e na boa fase da ala Jaqueline (uma das cestinhas do torneio, com 16,1 pontos por jogo e ótimos 39,7% nas bolas de três pontos). Talvez não seja suficiente, pois do outro lado estarão Plutin (12,3), Karina Jacob (9,4) e Isabela Ramona (7,5) no ótimo time comandado pelo bom Carlos Lima (parabéns a ele pela persistência no trabalho joseense – ele na foto à direita).

As quartas-de-final serão em melhor de três jogos, com o primeiro jogo na casa do time de pior campanha (no caso, Ourinhos e Santo André) e o segundo e terceiro (se necessário) com mando do de melhor campanha (no caso, Maranhão e São José). Quem será que passa? Aposto em Maranhão e São José. E você?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.