Topo

Bala na Cesta

Uma breve história sobre Kobe Bryant

Fábio Balassiano

09/03/2014 13h10

kobe1Ontem li na internet uma história sobre o caráter alucinado de Kobe Bryant por treinamento, evolução, desenvolvimento (os norte-americanos chamam de "Work Ethic"). Coloquei no Facebook e leitor Patrick Carvalho curtiu tanto que até traduziu (se quiser ler no FB pode clicar aqui)! É de cair o queixo!

"Sou preparador físico profissional há 16 anos e já tive a oportunidade de trabalhar com um vasto número de atletas, do ensino médio ao nível profissional. No momento estou dando uma clínica em Cincinnati e recentemente trabalhei com alguns jogadores dos Bengals. Ativei minha conta no Reddit minutos atrás porque estive assistindo a vídeos das enterradas recentes do Kobe e os comentários de vocês me motivaram a compartilhar o que eu sei sobre esse cara. E preciso logo afirmar que essa história não mostra nada que nós não saibamos sobre o Kobe, apenas confirma que ele simplesmente não é humano quando está aprimorando suas habilidades.

Fui convidado para Las Vegas no último verão para ajudar o Team USA com a preparação física antes da partida para Londres, onde, como sabemos, eles conquistariam o ouro olímpico. Já havia tido a oportunidade de trabalhar com Carmelo Anthony e Dwyane Wade no passado, mas esse seria meu primeiro contato com o Kobe. Nos encontramos pela primeira vez três dias antes da primeira sessão de treinos, no começo de julho. Foi uma conversa rápida sobre condicionamento físico, como ele gostaria de estar no final do verão e também um pouco sobre a qualidade da Seleção. Ele então pegou meu número e eu disse que ele poderia me procurar sempre que quisesse um treino extra, a qualquer hora.

kobeNa noite anterior à primeira sessão de treinamento eu lembro que havia acabo de assistir 'Casablanca' pela primeira vez e era por volta das 3:30 da manhã. Eu deito na cama, pegando no sono aos poucos, quando ouço meu celular tocar. Era o Kobe. Atendi nervoso:

"Rob, não estou atrapalhando nada, certo?"
"Não, Kobe. Tudo certo?"
"Eu estava me perguntando se você poderia me ajudar com um treino físico agora."

Olhei no relógio. 4:15 da manhã."Sem dúvidas, chegarei ao complexo em alguns minutos."

Levei uns vinte minutos até me aprontar e sair do hotel. Quando cheguei e entrei na quadra de treinos principal avistei o Kobe. Sozinho. Estava encharcado de suor, parecia ter acabado de sair de uma aula de natação. Não eram nem cinco da manhã.

kobeFizemos um treino físico por uma hora e quinze minutos. Então entramos na sala de musculação, onde ele realizou treinos de força por 45 minutos. Depois disso nos separamos e ele voltou para a quadra para treinar arremessos. Voltei para o hotel e apaguei. Wow.

Eu era aguardado no ginásio novamente às onze da manhã. Acordei me sentindo sonolento, um pouco tonto e com todos os outros sintomas que resultam da falta de sono. Obrigado, Kobe. Comi um pão e saí para o complexo. Dessa parte eu me recordo perfeitamente. Todos os jogadores da Seleção estavam lá, animados para a primeira sessão de treinamentos. Lebron conversava com o Carmelo se me lembro bem e o Coach Krzyzewski explicava alguma coisa para o Kevin Durant. Do lado direito da quadra estava o Kobe sozinho treinando arremessos. E foi assim que nossa conversa se desenrolou – Passei por ele, cumprimentei e disse:

"Bom trabalho essa manhã"
"Como?"
"Quero dizer, no treino físico. Bom trabalho."
"Ah, sim, obrigado, Rob. Eu realmente agradeço."
"Então, quando foi que você terminou?"
"Terminei o quê?"
"Os arremessos. Que horas você saiu da quadra?"
"Ah, agora mesmo. Eu queria fazer 800, então só agora".

kobe1Meu queixo caiu. Santa mãe de Deus. Foi então que eu percebi que não há surpresa no porquê de ele ter jogado tão bem na última temporada. Todas as histórias sobre sua dedicação, todas as frases que ele já disse sobre trabalho duro vieram à tona e me acertaram como um trem. Não é surpresa para mim que ele enterre na cabeça de caras dez anos mais novos que ele e não foi surpresa pra mim quando ele liderou a liga em pontos no começo desse ano.Obrigado por terem lido e por permitirem que eu compartilhasse minha história sobre o Kobe. Se alguém tiver dúvidas eu posso esclarecer. Desculpem se a história ficou difícil de acompanhar, é minha primeira vez no reddit.

Rob"

Caiu o queixo aí, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.