Topo

Bala na Cesta

Pinheiros sofre, mas avança na Liga das Américas

Fábio Balassiano

27/01/2014 14h00

shamellFoi no sufoco, mas foi. O Pinheiros, atual campeão da Liga das Américas, foi a Neiva, na Colômbia, perdeu o primeiro jogo na sexta-feira para o Cocodrilos (Venezuela, por 99-96), venceu o segundo no sábado (Toros, do México, por 77-71) e sacramentou a vaga para a segunda fase da competição ao bater o Bambuqueros, dono da casa, por 94-76 neste domingo sem tanta dificuldade. O destaque do time da capital paulista ficou por conta de Shamell (mais uma vez – foto à direita), autor de 26 pontos de média, e da presença do pivô Baby no garrafão (impressionante o impacto que ele traz ao jogo quando está em quadra).

A se lamentar, apenas, que quase ninguém viu as partidas pela televisão, pois a FoxSports, detentora dos direitos de transmissão, optou por colocar as partidas no recém-lançado FoxSports2, que atualmente só está na GVT TV e Neo TV, operadoras com baixíssimo market-share no país. Não entendo, sinceramente, como uma nova entrante no mercado brasileiro tem um evento exclusivo, e de boa qualidade, e o esconde tanto assim. Deve ser parte da estratégia para promover o novo canal, mas ao menos pra mim não faz muito sentido (embora respeite a decisão, obviamente).

paulinhoO saldo pinheirense, porém, não foi totalmente positivo. Apesar da vaga, o time volta a São Paulo com uma série de baixas. Além de Joe Smith, que nem viajou devido a dores no pé, Paulinho (foto à esquerda) saiu no final do primeiro jogo com uma suspeita de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho (em um lance que poderia dar a virada a seu time nos segundos finais – para vocês verem o tamanho da falta de sorte do armador) e Jonathan Tavernari sentiu dores no músculo da perna direita na partida de sábado (nem atuou no domingo devido a isso) e também pode ficar no estaleiro.

Com a série de lesões dos veteranos, os jovens Bruno Caboblo, Humberto (foto à direita) e Lucas Dias ganharam tempo de quadra (aleluia!) e mostraram porque fazem parte da elite dos jovens do país. Sentiram um pouco o jogo internacional no começo (o que é totalmente compreensível), mas colocaram algumas pulgas atrás da orelha do técnico Cláudio Mortari, que teima (teimava?) em não lhes confiar sequer dez minutos (SOMADOS) em partidas do NBB. Tomara que, de agora em diante, o talentoso trio ganhe espaço na rotação do treinador. Humberto, armador, teve 60 minutos nos dois jogos finais. Lucas, 8 ao todo. Caboclo saiu-se com 24 pontos e 5 rebotes diante do Bambuqueros em 30 minutos em mais uma atuação de tirar o fôlego de todos.

humbertoNas próximas semanas entram em quadra os outros times brasileiros na competição que coloca o ganhador para disputar o Mundial contra o vencedor da Euroliga. Neste fim de semana o Uberlândia vai a Montevideo em um grupo com Aguarda (Uruguai), Lanús (Argentina) e Leones de Ponce (Porto Rico). Entre 7 e 9 de fevereiro, no México, o Brasília enfrentará Halcones de Xalapa (México), Regatas de Corrientes (Argentina) e Marinos (Venezuela). Por fim, o Flamengo, campeão do NBB, medirá forças em Quito entre 14 e 16 de fevereiro contra o Mavort (Equador), Capitanes de Arecibo (Porto Rico) e Leones de Quilpue (Chile).

Será que um time brasileiro vence a Liga das Américas novamente? Quem? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.