Topo

Bala na Cesta

Um ótimo 2014 pra todos nós

Fábio Balassiano

31/12/2013 00h01

oscar1Foram mais de 1.000 textos por aqui em 2013 (sim, sim, mais de mil), e eu só posso agradecer novamente a vocês por acompanharem o blog de perto. É um "muito obrigado" sincero pra caramba! Coloquei a imagem de Oscar entrando no Hall da Fama porque considerei o momento mais bacana do basquete brasileiro em 2013.

Já são mais de 2 anos aqui no UOL, e sinto um orgulho danado do que, juntos, construímos em uma casa grande, cheia de vizinhos importantes, né. Ano passado fechei o ano falando sobre a dificuldade de se fazer jornalismo independente em um esporte cheio de problemas como o basquete, lembram? Poderia repetir o discurso, pois houve problemas graves (censura da CBB, estupidez do Magnano e muito mais), mas seria chatíssimo, né.

O que fica pra mim é que neste ano eu nunca consumi tanto basquete em minha vida (minha esposa, como vocês devem notar, ter uma paciência de monge!). Comprei, além do League Pass, dois programas de estatísticas pra ver a NBA com outros olhos, terminei 2013 com mais de 100 planilhas de Excel sobre basquete nacional (guardo todas), uma pancada de horas de entrevistas, exatamente uma dezena de livros de basquete lidos e incontáveis matérias impressas a respeito da modalidade que tanto amamos.

felizO motivo é um só: tentar fazer sempre o melhor para mim, como blogueiro, e consequentemente para vocês como leitores. Desde que decidi ter meu pequeno latifúndio falando de basquete tento fazer o meu melhor (ser O melhor é uma pretensão muito grande), e a única certeza que tenho é que, além de ter valido a pena em 2013, em 2014 terei que fazer muito mais porque o grau de exigência (minha e de vocês) será ainda maior.

Horas de sono a menos, quilos a mais, cabelos brancos surgindo, será que vale a pena? A resposta é: vale, vale sim porque minha vida seria muito vazia se eu não tivesse o basquete (mesmo com todos os seus problemas)! Sou crítico pra caramba, não posso torcer por muita coisa (jornalista que torce distorce), mas espero sinceramente que minhas críticas (das mais leves às mais contundentes) sejam lidas "apenas" como um desejo de ver melhor o basquete brasileiro e não como uma vontade destrutiva que realmente não tenho para absolutamente nada nesta vida. Para ser justo, no basquete brasileiro aos poucos as coisas vão melhorando e é fundamental notar isso também (otimismo de fim de ano? Talvez…).

Ótimo 2014 para todos nós e, de novo, meu muito, muito obrigado por toda força neste ano que termina em poucas horas.

Até 2014, até daqui a pouco.

Obrigado mesmo,
Fábio Balassiano.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.