Topo

Bala na Cesta

Flamengo e Minas fazem final da LDB hoje

Fábio Balassiano

30/12/2013 00h32

minas1Está definida a final da Liga de Desenvolvimento de Basquete, que acontece nesta segunda-feira.

Na primeira semifinal, o Minas fez um primeiro tempo ruim, saiu perdendo de 28-18, mas conseguiu se recuperar. Fez 40-23 no segundo tempo, venceu a partida por 58-51 e se classificou para a primeira final de LDB da história do clube. Rafael, pelos mineiros, teve 15 pontos e 8 rebotes e foi o cestinha. Pelo Pinheiros, Rodrigo teve 14 pontos. Houve 55 erros na partida e aproveitamento combinado de 6/39 em arremessos de três pontos. Os dois times tentaram 297 pontos e só conseguiram 109 (36,7% de aproveitamento). Não precisa falar muita coisa, correto?

No jogo de fundo, o Flamengo suou horrores, mas manteve o controle da partida desde o início, não dando margem a Brasília para passar no placar. Fez 61-52, bateu a turma da capital e se classificou para a final com brilhante desempenho de Cristiano Felício (18 pontos e 10 rebotes – ele na foto à direita). Na peleja houve 34 erros e 6/34 nas bolas de três pontos. Foram 317 pontos tentados e 113 convertidos (35,6% de aproveitamento). Pouco, não?

Durante a semana que vem (ou ano que vem, né) falarei mais sobre o nível técnico que vi nesta semana de LDB, mas pensem, desde já, que nesta fase final houve apenas um time que conseguiu superar a barreira dos 80 pontos – o Minas, na primeira rodada, contra o Ginástico (fez 81). Os times não estão conseguindo ter nem 40% de aproveitamento de pontos tentados (incluindo, aí, os lances-livres). Fala muito sobre a qualidade dos jogos – e das categorias formativas do país.

felicio1Então é isso. Logo mais, no ginásio da Gávea, Pinheiros e Brasília disputam, às 19h, o terceiro lugar e logo depois Flamengo x Minas fazem a decisão da LDB. Os dois jogos têm promessa de transmissão do Sportv. Três detalhes interessantes: a) Os rubro-negros podem conseguir o segundo título em três edições da competição; 2) Cristiano Felício, uma das estrelas do Fla neste campeonato, foi formado nas categorias de base do Minas; c) Hoje Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do clube carioca, Marcelo Vido trabalhava até o final de 2012 na agremiação mineira.

Ingredientes, portanto, não faltam para a decisão de logo mais, a última do basquete brasileiro em 2013. Quem será que leva? A partida tem entrada franca, e quem for do Rio de Janeiro pode dar uma passadinha, hein…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.