Topo

Bala na Cesta

Bom começo anima Limeira no NBB

Fábio Balassiano

18/11/2013 11h15

dema1

Limeira era um dos times mais pressionados para este começo de NBB. Depois de ser eliminado da edição anterior por 3-2 para o Pinheiros após estar vencendo por 2-0 e com vantagem no quarto jogo para fechar o duelo, a equipe do interior paulista decidiu reformular seu elenco para esta temporada.

Saíram Diego, Daniel Alemão, Fernando Mineiro e Carter, e chegaram Teichmann, David Jackson (foto à direita), Renan, Fiorotto, Renato e Wagner. Foi, sem dúvida, o time que mais e melhor se reforçou para uma temporada que por incrível que pareça não começou bem. No Paulista, os comandados de Demétrius (foto à esquerda) não conseguiram sequer se classificar para as quartas-de-final, deixando uma ponta de dúvida em todo mundo.

Aí veio o NBB e uma ponta de sorte ajudou Limeira também. Na estreia do campeonato diante do algoz da temporada passada, o Pinheiros não conseguiu colocar o time titular devido ao conflito de datas com as finais do Paulista. Diante do Sub-22 pinheirense, fácil e, devido às circunstâncias, esperada vitória por 91-53 na capital. No sábado, um bom teste diante do Palmeiras de Ênio Vecchi. No ginásio do Palestra Itália, ótimo começo (20-8), brilhante final (32-17) e vitória até certo ponto tranquila por 85-67. Melhor que o triunfo foi ver que Jackson, reconhecido pontuador, parece estar calibrando a mão cada vez mais (fechou com 34 pontos).

jackson1

Limeira, que ainda não tem Ronald Ramon (lesionado) e conta com os ótimos jovens Matheus Dalla, Deryk Ramos e Higor para completar a rotação, agora tem mais dois jogos fora de casa (diante do Paulistano, que está na final do Paulista e certamente com foco e corpo longe do NBB, na quinta-feira e Liga Sorocabana no sábado, 23/11). Se vencer, terá o melhor começo da história da franquia no NBB e dissipa algumas dúvidas em relação ao sucesso do bem montado elenco.

Depois disso, dois jogos em casa (Espírito Santo e Minas em 28/11 e 30/11, respectivamente) antes de quatro jogos duríssimos de dezembro para fechar o ano (São José e Bauru fora de casa; Flamengo e Macaé com torcida a favor) e termos uma noção exata de quão longe chegará Limeira neste NBB.

Elenco, tem. Resta saber se o tal encaixe que faltou no Paulista e parece ter chegado neste começo de campeonato levará os limeirenses a ganhar a primeira série de playoff do NBB em sua história.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.