Topo

Bala na Cesta

Com ginásio vazio, Flamengo bate Brasília na abertura do NBB

Fábio Balassiano

09/11/2013 12h07

nico1Para quem acompanha este espaço (reler post de segunda-feira) não foi surpresa ligar a televisão (TV Globo exibiu) neste sábado e verificar a HSBC Arena às moscas (voltarei ao tema no começo da próxima semana). De acordo com informações do Garrafão Rubro-Negro, ao todo foram 2.226 pessoas ao ginásio para a abertura do NBB entre Flamengo e Brasília, maior clássico do basquete nacional (não chega a 20% da capacidade total disponível). Nenhuma ação de rua foi feita, nenhuma publicidade foi feita, nenhuma visita às escolas foi feita. Nada.

Com isso, obviamente não poderíamos esperar que, em um horário ruim (para aumentar o drama), houvesse oito, nove mil pessoas, embora o guerreiro time de José Neto, desfalcado e lutando desde o começo, merecesse um apoio maior (e lutando com dois meses de salários e prêmio do título do NBB passado atrasados, diga-se de passagem).

Dentro de quadra o jogo foi bem bom. Brasília começou muito mal (chutou 1/13 de três ponto no primeiro tempo, um disparate e algo que não se esperava do argentino Sergio Hernandez), viu o Flamengo abrir quase 20 pontos, mas se recuperou na segunda etapa, chegando a deixar a diferença na casa dos dois pontos em algumas oportunidades. Mas o rubro-negro, mesmo sem Marquinhos (lesionado) e Marcelinho (suspenso), além do pivô Jerome Meyinsse, ausente devido ao falecimento de um familiar, mostrou uma postura incrível e acabou vencendo por 84-82.

neto1O time de José Neto (foto à direita) foi persistente, cabeça fria e de uma vontade fora do comum para bater um rival fortíssimo (completo e com técnico novo, o argentino Sergio Hernandez). O armador argentino Nicolas Laprovittola (foto à esquerda) foi muitíssimo bem em sua estreia no NBB (22 pontos e 5 assistências), bem como o ótimo Olivinha (19 pontos e 12 rebotes, tendo jogado todos os 40 minutos da peleja) e o cada vez mais maduro Vitor Benite (16 pontos).

Foi uma improvável (pelos desfalques), mas merecida e até comovente vitória do Flamengo. Todo desfalcado (três titulares fora, só isso!) e diante do tricampeão do NBB os caras se superaram e abriram o campeonato com vitória. Ponto para José Neto e seus comandados. A nota triste (e voltarei a ela na segunda-feira) foi a baixíssima presença de público.

Viu o jogo? Gostou da partida? Ficou surpreso com o baixo público? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.