Topo

Bala na Cesta

Pós-trauma, vice-campeão Spurs começam temporada como favoritos no Oeste

Fábio Balassiano

25/10/2013 00h51

Se você é torcedor do San Antonio Spurs, comece a ler este post apenas depois do vídeo abaixo.

Bem, se você não está acompanhando basquete pela primeira vez ao ler este artigo sabe exatamente do que este vídeo trata. Ray Allen empatou o jogo 6 da final da temporada passada, o Miami venceu o duelo na prorrogação, empatou a série e foi campeão dois dias depois ao fechar a decisão com 4-3.

Quatro meses se passaram, a temporada 2013/2014 está aí e obviamente falar que o San Antonio Spurs ainda está traumatizado com o chute de Ray Allen é uma loucura. E entrevistas dos jogadores ficou bem claro isso. Vi algumas de Manu Ginóbili e o hermano disse que os primeiros dias eram difíceis para dormir mas que depois ficou na boa em relação não a perda do título, mas sim a forma como tudo ocorreu (os Spurs estavam a dez segundos de ganhar outro anel de campeão da melhor liga de basquete do mundo).

Mas, bem, os caras são profissionais, aí vamos nós de novo para mais uma temporada da NBA e, sim, os texanos são, na minha opinião, os maiores favoritos a ganhar o título do Oeste. O quinteto titular é absolutamente o mesmo (Tony Parker, Danny Green, Kawhi Leonard, Tim Duncan com seus 654 anos e Tiago Splitter), o banco não se reforçou tanto (vieram apenas os úteis Marco Belinelli e Jeff Ayres, mas Nando de Colo, Aron Bayner e Cory Joseph parecem bem melhores e mais prontos para aparecer na rotação), mas é o San Antonio Spurs de Gregg Popovich e isso já é o bastante.

Os caras sabem jogar, possuem um dos melhores sistemas táticos da liga, o melhor técnico da NBA (ao menos em minha opinião) está por lá e ninguém conquista mais de 50 vitórias nas últimas 15 temporadas sem tanta competência. Os Spurs vão sofrer com os mesmos problemas da temporada passada (um pouco de potencial físico no garrafão e melhor marcação no perímetro), mas mesmo assim eles são os atuais campeões do Oeste, tendo varrido o Memphis na final de conferência passada.

Se ninguém, na minha cabeça, conseguirá destronar o Miami Heat no Leste, no Oeste as coisas não são tão simples assim. Há o Thunder, o Clippers, os próprios Rockets, Warriors e Grizzlies, mas o meu favorito para ganhar a conferência é mesmo o San Antonio Spurs, que deve fazer de tudo para dar um fecho de ouro a carreira de Tim Duncan, certamente um dos melhores alas-pivôs de todos os tempos.

Concorda comigo? Spurs de novo na final da NBA? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.