Topo

Bala na Cesta

Sensação na temporada passada, Golden State vem reforçado na NBA

Fábio Balassiano

24/10/2013 13h20

O Golden State Warriors foi uma das sensações da NBA na temporada passada. Com um estilo arrojado que misturava velocidade, tiros de 3 pontos em profusão (19,7 por partida, com 40,3% de aproveitamento, o melhor da liga) e juventude do trio Stephen Curry (o baixinho da foto à esquerda acertou 272 bolas longas, com 45,3% de acerto, percentual altíssimo), Harrison Barnes e Klay Thompson, a franquia de Oakland voltou aos playoffs depois de 6 anos, eliminou o Denver Nuggets na primeira rodada e só parou diante do San Antonio Spurs na semifinal do Oeste.

Foi, sem dúvida, uma grande vitória de Mark Jackson, técnico que em sua segunda temporada à frente da equipe conseguiu transformar um grupo de jogadores talentosos em um time perigoso, mas sobretudo um alívio para uma das torcidas mais fanáticas de toda NBA. Só que nas férias os Warriors decidiram ir além (e não digo isso por causa da chegada de Brian Scalabrine na comissão técnica…).

Mantiveram a base forte da temporada passada, abriram o cofre para trazer o útil Andre Iguodala pagando mais de US$ 45 milhões por quatro anos (sem responsabilidade para ser o número 1 do ataque, ele poderá ser coadjuvante no lado ofensivo e o monstro que sempre foi na defesa – foto à direita), o razoável Toney Douglas para ser reserva na armação, o experiente Jermaine O'Neal para rodar com Andrew Bogut e David Lee no pivô (ok, podem começar a apostar sobre quem ficará mais no Departamento Médico – Jermaine ou Bogut), Marreese Speights e Seth Curry, irmão de Stephen.

Com isso o time ganhou em profundidade no elenco (Barnes ou Thompson virão do banco de reservas – mais para o primeiro do que para o segundo), potencial físico (não nos esqueçamos que Draymond Green foi utilizado quando David Lee se machucou no playoff passado e não foi mal) e principalmente em confiança com a chegada de Iguodala, alguém experiente que pode ajudar Stephen Curry a ser a estrela que ele aparenta ser. Se pensarmos que os novinhos Curry, Thompson e Barnes estarão ainda melhores…

Talvez o Golden State ainda não esteja pronto para brigar de igual para igual com Spurs, Thunder ou até mesmo Clippers ou Rockets, mas eu sinceramente acho que com um time titular formado por Curry, Thompson, Iguodala, Lee e Bogut merece bastante crédito. Um outro ala para pontuar com consistência (um Belinelli da vida) e os Warriors seriam favoritos no Oeste. Ainda não o são, mas podem ser novamente a sensação da temporada que começa na próxima terça-feira.

Concorda comigo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.