Topo

Bala na Cesta

Na estreia da temporada, Brasília termina em 1º do grupo da Sul-Americana

Fábio Balassiano

04/10/2013 16h22

Por Jackson Alves, direto de Brasília

Na última terça-feira em Brasília foi dado o pontapé inicial para a Liga Sul-americana de Basquete (LSB). A equipe local, contando com novo treinador (o novo Sergio Hernandez – foto à esquerda) e reforços, iniciou a competição com três vitórias – Atletico Nacional/BOL (146-62), Comunikt/EQU (95-79) e Boca Juniors/ARG (69-61).

Para um início de temporada foi um bom teste. O primeiro jogo foi um passeio, serviu apenas como um recorde para a própria equipe de Brasília, que era justamente sobre um time boliviano na última LSB. O segundo começou também de forma fácil mas no segundo tempo complicou um pouco, embora nada que assustasse. Já o terceiro jogo apresentou um equilíbrio bem notório, com o jogo foi ganho nos detalhes.

É obvio que o Sergio Hernandez está trabalhando para dar sua cara ao time, mas o tempo foi curto. Ficou claro que ele quer um time menos dependente do quarteto Alex, Nezinho, Guilherme e Arthur. Por isso promoveu uma alta rotação na equipe e, embora traga uma perda natural de qualidade, isso faz bem ao time. O próprio Hernandez comentou a respeito "Eu gosto de poder contar com 10, 12 jogadores mas sei que não será assim, isso depende muito do oponente".

Observando nas partidas alguns erros recorrentes da temporada continuam como: excesso de bolas de 3 pontos e afobação em alguns momentos desperdiçando ataques preciosos. Um fato importante é que as constantes reclamações que geravam faltas técnicas hoje são cortadas pelo próprio Sergio, pedindo calma e assim os jogadores evitam faltas desnecessárias.

Um dos destaques continua sendo Alex, que em todo os jogos se comportou como verdadeiro guerreiro em quadra, tanto no ataque quanto na defesa. Destaco ainda o norte-americano Marcos Goree (foto à direita), que apesar de não ser um pivô de muita força tem dado conta da defesa e ataque neste fundamento. Outro que merece referências é o uruguaio Osimani (foto à esquerda), que tem entrado bem e chegando até jogar com Nezinho em alguns momentos fortalecendo a pegada da defesa. Por último ressalto o crescimento do Isaac, que pelo que vem jogando pode roubar a vaga do Arthur logo.

Agora o Brasília descansa e aguarda seus adversários da LSB. O local ainda será confirmado mas já está programado para 05, 06 e 07/11/13. Nas próximas semana (08, 09 e 10/10) teremos outros brasileiro em quadra, o Bauru. E, por último, O São José vai até já Ambato (EQU) para estrear na LSB 2013.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.