Topo

Bala na Cesta

Riquna Williams faz 51 pontos e bate recorde da WNBA - veja vídeo!

Fábio Balassiano

09/09/2013 17h00

O nome dela não está entre os principais da modalidade. Pela foto, quase ninguém sabia quem era ela até ontem. Mas o nome da moça é Riquna Williams, e seu nome está cravado na história da WNBA, a liga de basquete norte-americana. Aos 23 anos, a menina de 1,70m nascida em Pahokee, na Flórida, estava pegando fogo no Texas na tarde deste domingo, e anotou 51 pontos na vitória de seu time, o Tulsa Shock, contra o San Antonio Silver Stars, por 98-65.

Ela bateu o recorde de pontos da WNBA, que pertencia a duas craques do basquete mundial – Diana Taurasi, em 10 de agosto de 2006, e Lauren Jackson, em 24 de julho de 2007, haviam marcado 47 e assombrado o mundo. O que fez Riquna ontem, pra vocês verem, é realmente surreal (1,5 ponto por minuto). Um ano de ter sido suspensa do March Madness por problemas comportamentais na Universidade de Miami (ninguém comentou o motivo exato, mas até as jogadoras votaram para que a armadora saísse do time no principal momento da temporada – logo, deve ter sido algo grave) ela entra pra história do basquete com esta pontuação excepcional.

Com 16 pontos ao final do primeiro tempo, ela teve 20 no terceiro período e 15 nos dez minutos finais. Ao todo, ela jogou 34 minutos, acertou 17 de seus 28 arremessos de quadra, 8 de 14 bolas de três e ainda teve concentração pra matar todos os nove lances-livres a disposição dela (os dois últimos fizeram com que a marca, já excepcional, entrasse na casa dos 50 pontos, algo difícil demais pro basquete feminino – ainda mais em uma competição de alto nível como é a WNBA.

"É incrível, eu estou sem palavras. Me sinto incrível, feliz, realizada. É meu segundo ano na liga, estou muito bem em termos físicos e senti que este seria um bom dia. Acho que estava em uma noite, uma noite em que meus arremessos caíam. Não foi nada planejado, as minhas companheiras me acharam no começo do jogo, ganhei confiança e decidi seguir o instinto. Sou uma menina de cidade pequena (menos de 6 mil pessoas), e atingir esse feito é sensacional pra mim. É um sonho realizado", disse a camisa 1 do Tulsa ao final da partida.

Abaixo o vídeo com os melhores momentos de Riquna Williams, que agora tem a média de 15,8 pontos na WNBA. Em seu segundo ano, ela ainda enfrentava resistência pra ser titular do Tulsa Shock. Alguém seria louco de tirá-la do quinteto titular agora?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.