Topo

Bala na Cesta

Sobre declarações de Tiago Splitter, Anderson Varejão e Rubén Magnano - CBB ficará calada?

Fábio Balassiano

05/09/2013 12h52

"Queria mandar um forte abraço a todos companheiros da seleção Brasileira! Sei que deram o máximo dentro da quadra! São grandíssimos jogadores e com muita experiência nos campeonatos mais importantes do planeta. Por um ou outro motivo a coisa não deu certo. Alguns falaram que a culpa foi dos jogadores que não foram. Com relação a minha pessoa , realmente difícil de entender depois de 13 anos representando meu pais! … Lembro que quando não estava na minha melhor forma e totalmente no sacrifício, fui criticado por jogar abaixo do que podia… Lembro que quando nasceu meu filho fui diretamente aos treinamentos e passei os primeiros 2 meses longe da família… Lembro que quando minha irmã estava vivendo seu últimos dias de vida, lá estava eu representando meu país! Sempre ganhamos juntos e principalmente perdemos juntos. Foram muitas vitórias e várias derrotas doídas. Na derrota é onde nos conhecemos melhor e nunca qualquer um de nós apontou o dedo para o outro, ao contrário, nos uníamos mais ainda. Sei exatamente como estão se sentindo meus companheiros de seleção depois de passarem mais de 50 dias longe da família, em regime de concentração, treinando. Terão sempre a minha solidariedade e apoio que sempre tive de todos eles. Em alguns meses estaremos todos juntos outra vez. Agora é a hora de refletir e pensar em um futuro melhor. Minha trajetória na seleção sempre foi pautada no respeito, sinceridade, comprometimento e coragem. Somente a total falta de conhecimento poderia gerar estas declarações deslocadas da realidade", Tiago Splitter, 5 de setembro de 2013.

"Acompanhei a Copa América de longe, assisti aos jogos pela TV. Minha vontade era estar lá com a Seleção Brasileira, mas, como muitos sabem, além de uma lesão que sofri no início do ano, fiquei em recuperação até algumas semanas atrás por conta de um problema sério de saúde, uma embolia pulmonar, uma doença grave que inspira cuidados. Tô triste com o resultado, como todos estão, não apenas os que foram a Caracas mas todos que gostam, fazem parte do grupo e torcem pelo Brasil. O momento é de reflexão, de pensar o que se pode tirar de lições dessa campanha ruim e olhar para frente, seguir trabalhando. O Brasil vinha crescendo e esse resultado não pode interromper nossa evolução", Anderson Varejão, 4 de setembro de 2013.

"Três ou quatro dispensas, eles haviam falado 'sim' para mim", disse o treinador. "Achava que a presença desses três ou quatro jogadores me dava uma condição de segurança interior, de que poderiam pegar a equipe em suas mãos. Não aconteceu assim, por isso fiquei um pouco abatido com isso. São caras que decepcionaram muito a gente. Tive a felicidade treinando a Argentina de, em quatro anos, não ter nenhum pedido de dispensa. Aqui você vê que é muito difícil, temos que trabalhar muito para criar uma consciência de seleção, um orgulho. Uma seleção nacional deveria ir a uma competição internacional com o melhor que tem. Falo sempre que os torneios classificatórios são muito mais importantes que as competições principais como Mundial e Olimpíadas. Porque se você não se classifica, foi embora, não está. É preciso esse esforço por parte dos atletas. Infelizmente esta temporada não contamos com esse esforço. Sabia que seria difícil de alguns jogadores que convoquei virem, como o Leandrinho. Fisicamente seria muito difícil ir à competição, mas ele ainda tentou. A convocação foi para que os caras falem 'não' e expliquem isso também, porque não iriam. Tem que ser assim, é assim que eu vejo.Não adianta rancor, a seleção brasileira está acima de todos nós. Não tenho nenhum problema com eles, não temos que criar muito mais polêmica. Temos que trabalhar sobre isso e buscar uma maneira dos jogadores se comprometerem mais. Mas são caras que ainda vão representar em muitas ocasiões a seleção brasileira", Rubén Magnano, 5 de setembro de 2013.

Perguntas importantes:

1) A CBB ficará calada com essa situação absurda? Sr. Carlos Nunes, presidente da entidade máxima, vai continuar calado mesmo? É sério?
2) Para que serve mesmo o Diretor Técnico Vanderlei (foto à esquerda)? Não era pra fazer a ponte entre atletas e treinador, evitando conflitos que aconteceram no passado?
3) Haverá clima para uma nova união entre Rubén Magnano e os atletas que ele acabou "apontando o dedo", pra citar uma frase que Tiago usou?
4) Será que Rubén Magnano quer mesmo continuar à frente da seleção brasileira? Caso sim, faz sentido ele seguir criticando seus principais soldados em público? Outra coisa: sem citar nomes, ele coloca todos os jogadores no mesmo bolo. Se é pra falar, não vale a pena citá-los nominalmente?
5) Um líder, comandante mesmo, atira seus liderados/comandados assim às feras? É uma situação normal pra vocês? Será que vale deixar os atletas, a mão de obra de qualquer esporte, assim tão expostos?
6) Qual o motivo de Rubén Magnano soltar as declarações que vêm soltando nos últimos meses (falei disso no post anterior)? A situação está pronta, está posta, os jogadores não vieram, o grupo estava formado por ele próprio. Será que vale a pena, agora, ficar jogando a culpa em cima de quem NÃO esteve em Caracas?
7) É sério que Tiago Splitter, que nunca havia ficado de fora da seleção (11 anos direto, sem férias, com perda da irmã, jogando lesionado e com nascimento de filho no meio disso tudo), e Anderson Varejão, que ficou dias internado em um hospital devido a uma embolia pulmonar, precisam justificar suas dispensas assim tão veementemente? Será que isso não poderia/deveria ser discutido entre eles, nos bastidores?
8) Será que os envolvidos nessa situação degradante (CBB, atletas e Magnano) estão pensando nas consequências para o basquete brasileiro, esporte que está em uma draga danada há anos? Vão continuar falando mesmo? Chegamos realmente a este ponto?
9) Dias antes Guilherme Giovannoni, um dos líderes do grupo e ponderado ao cubo, disse que não era hora de jogar M… no ventilador ao Lancenet. Por que diabos os outros ligaram o ventilador agora?
10) Falta de Comunicação sempre foi o problema maior da Confederação, mas agora chegamos a um ponto bizarro, não? Bate-boca entre ATLETAS e TÉCNICO da seleção masculina eu nunca tinha visto. Situação bacana, não?

Que panorama sombrio que se apresenta agora, hein, pessoal. O que estão achando disso tudo? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.