Topo

Bala na Cesta

A derrota do Brasil e o decisivo jogo contra o Canadá

Fábio Balassiano

31/08/2013 00h13

A esta altura dos acontecimentos você já sabe que o Brasil perdeu de Porto Rico por 72-65 nesta sexta-feira em partida válida pela abertura da Copa América que está sendo disputada em Caracas, na Venezuela, né (foi 24-14 pros adversários no período derradeiro, um absurdo). Foi um jogo pobre, bem pobre, em termos técnico, mal jogado pelas duas equipes e que contou com excelente atuação de Renaldo Balkman (foto à direita), ala-pivô que alucinou a defesa de Rubén Magnano e terminou com 24 pontos e 8 rebotes em 37 minutos de ótima atuação.

Sobre o jogo em si, não há muito o que comentar. Sem surpresa alguma (ou seja, não havia coelhos guardados, como alguns diziam…), a seleção apresentou exatamente o que havia mostrado nos amistosos: irregularidade (depois de um ótimo terceiro período, apagão de cinco minutos no último quarto que custou a vitória…), falta de confiança pra decidir (36% nos arremessos de quadra; 24% nas bolas de fora), problemas no garrafão (Rafael Hettsheimeir está sem ritmo de jogo, JP Batista não está bem, Caio Torres tem problemas de contusão e de balança e Cristiano Felício não atuou) e um Marcelinho Huertas (foto à esquerda) que cada vez mais perde a mão entre o que é liderar com pontos (16 ontem) e o que é liderar envolvendo seus companheiros. Mais do mesmo, portanto. Além disso, me chamou atenção que Rafael Luz e Raulzinho sequer tenham entrado. Por fim, uma pergunta: por que Magnano deixou Caio Torres tanto tempo em quadra, a ponto de ser surrado por Daniel Santiago (com 174 anos…) e Balkman?

O pior é que nem dá pra dizer que foi um revés inesperado. Não, não foi. O Brasil não está com time completo e (conforme disse no post de ontem) está nesta Copa América pra se classificar pro Mundial de 2014 (e não pra dar show ou sinais absurdos de evolução).

Precisa jogar como um time pra conseguir isso, porém, e melhor teste para nervos do que este de domingo (12h30 de Brasília) eu não creio que haverá. O Brasil enfrentará um adversário que, se não é um primor técnico, ao menos é bem organizado por Jay Triano e que conta com bons valores.

Ainda acho que a classificação virá sem grandes problemas, mas é bom não bobear e bater os canadenses pra evitar sofrimento até o fim. Na segunda rodada, um jogo decisivo. Este é o cenário para o time de Rubén Magnano.

Viu o jogo ontem? Foi mal o time brasileiro, não? E amanhã, será que ganha do Canadá? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.