Topo

Bala na Cesta

Gui Deodato estreia na LDB, mas seu lugar era na seleção adulta de Magnano

Fábio Balassiano

28/08/2013 11h08

Quem acompanha este blog sabe que um dos favoritos deste espaço atende pelo nome de Guilherme Pereira Deodato, ou simplesmente Gui Deodato (foto à esquerda). Com 1,90m e 22 anos, o explosivo ala de Bauru, campeão e melhor jogador da Liga de Desenvolvimento da temporada passada (leia mais aqui), estreia nesta quarta-feira às 17h contra o Sport/PE na terceira fase da terceira edição da LDB.

Mas aí eu fiquei pensando: será que Gui Deodato (poderia citar Ricardo Fischer, armador de primeira qualidade e também inscrito pra esta etapa da LDB) deveria mesmo estar atuando na Liga de Desenvolvimento neste momento? A resposta é: não, não deveria. Pelo simples motivo que ele já tem bola, talento, rodagem e (o principal) potencial pra estar na seleção adulta de Rubén Magnano que chega a Venezuela para a Copa América em uma posição carente demais (a ala que Marquinhos, lesionado, não pôde pegar o posto de titular).

Sem o ala do Flamengo, Magnano tem colocado Arthur de titular e Alex no improviso. Com Gui Deodato, o time ganharia em força física na defesa e poder de fogo no ataque (ele é forte, ágil e desenvolveu ótimo jogo de pernas pra começar as infiltrações, deixando um pouco de lado o vício de chutar de três pontos – o que para alguém com sua impulsão e capacidade atlética parecia mesmo uma decisão não muito sábia), além de altura para defender os alas adversários em uma formação que não deixaria, por exemplo, Marcelinho Hurtas tão exposto nos duelos de mano-a-mano contra os armadores adversários (com Alex e ele, Deodato, na ajuda, a situação do camisa 9 não ficaria tão feia quanto os amistosos mostraram). Foi uma opção de Magnano, temos que respeitar, mas que o jovem de Bauru tinha espaço neste time ninguém me convence do contrário. E não dá nem pra alegar falta de experiência, não.

Com 35 minutos de média no atual Paulista (15,6 pontos, 65,9% nos tiros de dois pontos e 40% nas bolas de três) e titular no fortíssimo quinteto de Guerrinha para a temporada 2013/2014, Gui cresceu muito da temporada passada do NBB (onde já teve ótimos 30 minutos por partida). Além disso, parece ter aproveitado muitíssimo bem o recente período de treinamentos nos Estados Unidos (na mesma academia em que também esteve Lucas Mariano, de Franca, outro que evoluiu demais) e o tempo que esteve na seleção que fez um torneio na França e a Universíade.

A torcida de Bauru tem que estar feliz mesmo de tê-lo em quadra defendendo a camisa do clube. Deste canto, porém, eu gostaria mesmo de estar vendo Gui Deodato com o uniforme do time de Rubén Magnano na Copa América. Aos 22 anos, seu basquete ainda não está totalmente maduro, pronto, mas ele é, sem dúvida alguma, uma das maiores promessas que o basquete brasileiro tem em quadra na atualidade.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.