Topo

Bala na Cesta

Com a troca pro Memphis, qual o futuro de Fab Melo na NBA?

Fábio Balassiano

16/08/2013 00h59

Durou 36 minutos a vida de Fab Melo como jogador do Boston Celtics. Desesperado pra limpar a folha salarial e abrir espaço para os jogadores contratados (entre eles o também brasileiro Vitor Faverani), os verdes trocaram ontem o pivô para o Memphis pelo não garantido contrato do ala-pivô Donte Greene (ou seja, Greene pode ser demitido a qualquer momento).

A grande questão, agora, é tentar imaginar qual o futuro de Fab Melo no Memphis Grizzlies e na NBA. Vamos a alguns pontos:

1) Sempre disse aqui, e reitero, que nunca considerei que ele estava pronto – em termos técnicos e de cabeça mesmo – pra jogar na melhor liga do mundo. Ele saiu de Syracuse pela porta dos fundos ao não ter notas boas e proibido pela NCAA de jogar justamente na fase mais importante do campeonato (o March Madness) e decidiu tentar a sorte na NBA. Não tinha fundamentos bem lapidados, e foi bater de frente contra os melhores atletas do planeta.

2) Não dá pra criticar o Boston nessa, não. Doc Rivers tentou insistir com o brasileiro, a diretoria também, mas na temporada passada não houve grandes evoluções e na Liga de Verão Fab não conseguiu espaço nem mesmo contra calouros e/ou jogadores sem grande relevância. Para um time em reestruturação, limpá-lo da folha salarial e abrir espaço para jovens mais talentosos (Faverani, por exemplo) faz realmente muito mais sentido.

3) Por outro lado, um dos pontos bons do jogo de Fab Melo é justamente a defesa, grande arma de seu novo time nas últimas temporadas. O Memphis teve o melhor defensor do último campeonato (Marc Gasol), um gerente-geral alucinado por números e marcação (John Hollinger, ex-ESPN) e um técnico (David Joerger) que já está na franquia há seis anos – como assistente antes; agora como técnico principal.

4) De todo modo, a concorrência por lá obviamente não será fácil. Marc Gasol é titular absoluto e deve ter seus 30, 35 minutos por jogo na temporada. Kosta Koufos, bom pivô que era do Denver Nuggets, foi contratado. Não será fácil ficar em quadra, portanto.

Caso Fab Melo vença a concorrência contra Kosta Koufos, até que o cenário não parece ficar tão ruim assim e sua vida na NBA pode ser mais longa do que sua temporada de calouro supõe. De todo modo, não é muito provável que isso aconteça pelo que vimos recentemente, não. Koufos é um jogador mais formado que o brasileiro, mais experiente e mais preparado para substituir Gasol.

E você, o que acha que acontecerá com Fab Melo, agora jogador do Memphis?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.