Topo

Bala na Cesta

Conferência Leste está voltando a ser a mais forte da NBA

Fábio Balassiano

30/07/2013 11h40

O armador Mario Chalmers (foto à direita), do Miami Heat (atual bicampeão da NBA), foi preciso em sua avaliação sobre como será a próxima temporada: "O Leste vai ser uma batalha sangrenta. Continuamos fortes, o Nets contratou Garnett, Pierce e Kirilenko, Derrick Rose vai voltar no Chicago, Bargnani fechou no Knicks e o Scola acaba de assinar com o Indiana. São cinco times de grandíssimo nível na mesma Conferência. Ninguém terá descanso, não".

Chalmers tem toda razão, e ao contrário do que foi visto nos últimos anos, a Conferência Leste volta a ter cara de uma Conferência difícil e disputada. Só lembrando: o Bucks, oitavo colocado no campeonato passado, entrou no playoff passado com a inacreditável campanha de 38-44. No Oeste, o Dallas, décimo-primeiro, ficou de fora com 41-41.

Ao contrário da temporada passada, quando se sabia que só um milagre tiraria o título do Mimai Heat até a decisão final da NBA, desta vez não será tão fácil assim para a turma da Flórida, e muito menos será tranquilo dizer sobrevive para as finais do Leste. Dos cinco que citei (Heat, Knicks, Bulls, Pacers e Nets), quem pisar no acelerador mais cedo na fase regular terá ótimas chances de conseguir mando de quadra e escapar de pedreira direto na primeira rodada da pós-temporada (já imaginaram um Pacers x Bulls pra abrir o mata-mata do Leste que sensacional seria?).

Quem começou a ver NBA no começo da década de 90 lembra dos épicos duelos que envolviam Chicago Bulls, Cleveland Cavs, New York Knicks, Miami Heat, Detroit Pistons, Boston Celtics e Indiana Pacers. Ainda não dá, creio eu, pra dizer que o Leste está melhor que o Oeste (ainda não), mas que a Conferência deu uma esquentada, uma melhorada em relação à temporada passada me parece inegável.

Concorda comigo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.