Topo

Bala na Cesta

Com Luis Scola, Indiana fica ainda mais forte pra próxima temporada da NBA

Fábio Balassiano

29/07/2013 11h55

No dia 8 de setembro de 2002, a Argentina perderia de forma trágica o Mundial de Indianápolis de 2002 para a Iugoslávia de Dejan Bodiroga (27 pontos e seis rebotes em uma atuação magistral) por 84-77 (os hermanos estavam vencendo até os minutos finais e viram o ouro escorrer pelas mãos na prorrogação devido a erros bizarros da arbitragem – reveja aqui caso queira).

Naquele jogo, o jovem Luis Scola (foto), de 22 anos, ainda batalhava por espaço na rotação de Rubén Magnano e teve 11 pontos e quatro rebotes em 22 minutos, chamando a atenção dos olheiros da NBA por sua desenvoltura técnica e personalidade acima da média. Aquela partida foi disputada diante de 17 mil pessoas no Conseco Fieldhouse, ginásio do Indiana Pacers, tradicional franquia da liga norte-americana.

O tempo passou, Luis Scola mudou da Europa, onde era ídolo do Baskonia (mesmo time que revelou Tiago Splitter), para a NBA em 2007 e foi até bem no Houston (chegou a ter média de 18,3 pontos e 8,2 rebotes em 2011). Mas Scola foi surpreendentemente anistiado pelos texanos no ano passado (e pensar no que seria da dupla Scola+Howard, hein…) e parou no Phoenix Suns, onde chegou a ser barrado.

Parecia o fim de sua carreira na NBA, mas como a vida é a arte do encontro, ou do reencontro, Luis Scola foi envolvido no sábado passado em uma negociação com o Indiana (os Pacers mandaram Gerald Green, Miles Plumlee e uma escolha de Draft), e irá jogar justamente naquele ginásio em que apareceu pela primeira vez para os olheiros dos Estados Unidos de forma mais avassaladora há mais de uma década.

No Indiana, ele ajudará o vice-campeão da Conferência Leste a ficar ainda mais forte e terá uma nova vida no melhor basquete do mundo. Formará uma excelente linha de frente no garrafão com David West e Roy Hibbert (pelo visto o argentino sairá do banco e terá no máximo 25, 30 minutos por jogo), e será o responsável, junto com os também recém-chegados Chris Copeland e CJ Watson, além de Lance Stephenson, por comandar o banco que foi o segundo pior em termos de pontuação na temporada passada (apenas 24,1 por partida).

É uma grande notícia para o Indiana Pacers, que certamente brigará de igual pra igual com New York Knicks, Brooklyn Nets e Chicago Bulls pra tentar derrotar o Miami Heat, mas sobretudo para este craque de bola chamado Luis Scola. O hermano, agora com 33 anos e com mais um ano de contrato na NBA, pode focar em terminar bem a sua carreira no basquete norte-americano em um grande time e com possibilidade de ir longe na pós-temporada.

Pra quem gosta de basquete bem jogado, é uma ótima e agradável notícia. Pro torcedor do Indiana, uma ainda melhor com a chegada deste cracaço de bola. Os Pacers virão fortíssimos para a temporada 2013/2014.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.