Topo

Bala na Cesta

Vitor Faverani fecha com o Boston por três anos

Fábio Balassiano

16/07/2013 00h56

Foi mais rápido do que a gente imaginava. Ignorado no Draft de 2009, Vitor Faverani não esmoreceu, foi tentar a sorte na Europa e agora, aos 25 anos, realizará seu sonho de jogar na NBA.

De acordo com o Yahoo (desta vez foi Marc Spears, e não o Woj), o pivô brasileiro de 2,09m, que atuava no Valencia, da primeira divisão espanhola, acertou contrato de três anos com o Boston Celtics (ainda sem valores definidos) e defenderá uniforme verde a partir da próxima temporada.

A única dúvida é saber como será a rescisão contratual de Faverani com o clube pelo qual tem contrato até 2014/2015. Por lei, o Boston só pode pagar US$ 500mil, e os valencianos certamente vão querer cada centavo por perderem um atleta tão importante e cujo investimento foi imenso para transformá-lo em um jogador cobiçado por todos os grandes do continente.

Com muitas lesões no pé e joelho, Faverani jogou 23 partidas pelo Valencia na Liga ACB, com 9,7 pontos, 4,6 rebotes e 59.4% nos arremessos em 17 minutos por jogo, números bem parecidos aos 6,9 pontos em 15,4 minutos por partida de 2011-2012.

Aqui, aliás, cabe uma observação. Os Celtics, agora, têm 18 jogadores sob contrato, e terão que abrir espaço para o pivô gaúcho. O que se comenta por lá é que um dos que estão na corda bamba é, por uma coincidência infeliz, é outro brasileiro – Fab Melo, que não tem agradado muito na Liga de Verão.

Muita sorte para Faverani, que vai sofrer um bocado nesta migração Europa-NBA que é sempre traumática. Mas ele tem boa técnica, é forte e já joga em uma liga forte há algum tempo, diminuindo o estrago que costuma ser a mudança para o basquete mais forte do mundo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.