Topo

Bala na Cesta

Em jogo equilibrado, Brasil perde da Rússia na prorrogação e está eliminado do Mundial Sub-19

Fábio Balassiano

02/07/2013 10h44

Terminou há meia hora a participação brasileira no Mundial Sub-19. É verdade que há o jogo contra a China nesta quarta-feira, mas o time de Demétrius acaba de ser eliminado ao perder da Rússia (29 pontos de Stanislav Ilnitskiy) na prorrogação por 82-78 (empate em 75 no tempo normal). Com o resultado, a seleção brasileira tem uma vitória e quatro derrotas, não podendo chegar ao quarto lugar do grupo F, posição mínima para avançar às quartas-de-final.

Ainda é cedo para traçar qualquer análise, até porque ninguém viu as partidas, mas é triste pacas que a seleção, que esperava chegar entre os quatro melhores (credenciada por uma boa preparação e por resultados ótimos em amistosos prévios), morra tão cedo novamente em uma competição de base de âmbito mundial (onde realmente vale, né).

Apenas para reflexão (e voltarei ao tema amanhã com certeza): em 2009 o Brasil não jogou o Mundial Sub-19. Em 2011, chegou em nono. Neste ano, não ficará entre os oito. Os dois últimos Sub-17 (2010 e 2012), nem participação brasileira houve. Neste ano, o período de treinamentos foi financiado pelo Ministério do Esporte, e teve custo de mais de R$ 800 mil (veja mais aqui). Aqui, aliás, cabe uma observação: com o crescimento da Liga de Desenvolvimento ("produto" da Liga Nacional para times Sub-21) pode ser que as coisas melhorem nas divisões de base – embora ainda não seja o mundo ideal.

É triste, pois é uma geração talentosa pacas, com um técnico bom, mas que de novo não consegue dar o próximo passo, o passo que coloca o Brasil no cenário dos grandes times do mundo. Ninguém disse que seria fácil, mas eu sinceramente não esperava uma eliminação tão precoce assim. Que fiquem os ensinamentos de mais uma derrota, e que a Confederação Brasileira entenda, de uma vez por todas (algo que eu duvido), que trabalho de base não se faz faltando dois, três meses para um Mundial – mas sim o ano todo. Enquanto tiver a mentalidade turva de que as boas performances virão com períodos visando apenas as competições que estão no calendário nada na modalidade mudará.

Que este péssimo resultado alerte definitivamente que a Confederação Brasileira precisa acordar.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.