Topo

Bala na Cesta

Após boa preparação, seleção masculina estreia hoje no Mundial Sub-19 contra a Sérvia

Fábio Balassiano

27/06/2013 01h46

Foi uma boa preparação. Quase dois meses de treinamentos, amistosos aqui e na Europa e regime de concentração bem forte. O técnico Demétrius disse ao site da Confederação que a meta é ficar entre os quatro primeiros do Mundial Sub-19 masculino que começa nesta quinta-feira em Praga, na República Tcheca (aqui o site oficial).

E deve ser mesmo o objetivo. O Brasil tem ótimo elenco (destaco os armadores Deryk Ramos, Danilo Fuzaro e Arthur Pecos, os alas Lucas Dias, Humberto e Leonardo Demétrio e os pivôs Daniel Bordignon e Du Sommer), potencial físico ótimo no grupo e valiosas revelações.

Mas não será fácil. A começar pela estreia, hoje, às 10h30, contra a Sérvia (os canais ESPN têm os direitos, mas não sei se eles exibirão as pelejas ao vivo), uma das seleções mais tradicionais do mundo e outro elenco bem alto (média de 2,01m). Além da Sérvia, o time de Demétrius, que está no grupo "C", terá ainda como adversários na primeira fase o Senegal (sexta-feira) e a Austrália (sábado).

Para quem não está acompanhando muito, o regulamento da competição é o seguinte: os três primeiros de cada uma das quatro chaves se classificam para as oitavas de final. Os times que ficarem na quarta colocação disputam de 13º a 16º lugares. Nas oitavas de final, as doze seleções serão divididas em dois grupos de seis e as equipes voltam a se enfrentar em suas respectivas chaves (com exceção dos adversários enfrentados na primeira fase). Os resultados são levados desde a primeira etapa do torneio, e os quatro primeiros de cada chave passam para as quartas-de-final. Os ganhadores disputam a semifinal e a final.

Confesso a ansiedade para ver este time jogar. A expectativa de Demétrius é ficar entre os quatro, e compactuo com isso. O Brasil venceu a Argentina na preparação, jogou de igual para igual contra Rússia e Croácia e foi elogiado por todos que viram este time atuar.

Vai acompanhar? Será que dá pra ficar entre os quatro? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.