Topo

Bala na Cesta

Com promessa de equilíbrio, Flamengo e Uberlândia decidem NBB neste sábado

Fábio Balassiano

31/05/2013 02h14

Flamengo e Uberlândia decidem neste sábado (10h da manhã), na HSBC Arena lotada (mais de 15 mil pessoas são esperadas), no Rio de Janeiro, a quinta edição do NBB com promessa de bastante equilíbrio em quadra entre as duas equipes. Para quem ainda não se habituou a final é em jogo único para atender às exigências da parceira comercial da Liga Nacional, a Rede Globo, que exibirá pra todo país o duelo.

Espero, antes de traçar a análise, que a arbitragem não interfira no jogo, não queira aparecer mais do que os jogadores e treinadores. Se falo isso, não é perseguição, mas sim pelo que aconteceu neste NBB todo – show de vaidade dos apitadores e decisões pra lá de ruins em quadra.

Além disso, há a questão da (muito bem aplicada) suspensão em Caio Torres, do Flamengo. Se coloco "a questão" é porque, como sabemos, pode ser que o rubro-negro tente/consiga o efeito suspensivo ( escrevo às 11h de quinta-feira) e o pivô possa atuar. Caso o efeito ocorra, mais uma mancha negativa para o STJD, que demora horrores pra julgar e, quando o faz, dá brechas para que os advogados dos clubes consigam defender seus atletas.

No jogo, sinceramente acho que os duelos Marquinhos x Robert Day , Kojo x Valtinho e Caio/Shilton x Cipolini vão definir o campeão do NBB amanhã.

Na ala, Marquinhos e Day são pontuadores de mão cheia, e obviamente José Neto e Hélio Rubens vão pensar em como pará-los. O rubro-negro pode pensar em colocar Zanotti em alguns momentos no norte-americano. O paraguaio é ágil e forte, pode conseguir algo. HR deve tentar Audrei ou Gruber em cima do provável MVP do NBB.

Na armação, Kojo fez um campeonato incrível, mas seu playoff deixa um pouco a desejar. Sou fã do cara, acho que ele joga demais, mas do outro lado estará Valtinho, outro baita jogador em solo nacional e cujo talento nas quartas e semifinais foram vistos contra Pinheiros e Bauru. Deixar o jogador do Triângulo Mineiro solto é um erro que Neto certamente não pode cometer.

No pivô, aí sim eu quero ver como serão feitos os ajustes. Caso Caio jogue, o Flamengo levará vantagem física, mas não técnica. Caso ele não jogue, Lucas Cipolini seguirá brilhando – como tem feito no NBB há 2 anos (grande jogador, este).

Este é o cenário pra amanhã, amigo leitor. Agora deixo uma pergunta pra você. Pergunta simples, bem simples: quem ganha o NBB5? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.