Topo

Bala na Cesta

José Neto e Hélio Rubens, duelo de estilos entre técnicos na final do NBB deste sábado

Fábio Balassiano

28/05/2013 02h08

Todo mundo aí já sabe que a final deste sábado envolverá Flamengo e Uberlândia aqui no Rio de Janeiro, né. A HSBC Arena estará certamente lotada (mais de 15 mil pessoas, espera-se), e um duelo interessante será travado fora das quadras. O veterano Hélio Rubens e o jovem José Neto, ambos na primeira temporada pelos clubes, disputarão uma final de NBB pela primeira vez.

Sobre Hélio Rubens (à esquerda), muito é sabido. Disciplinador, coerente, totalmente alucinado por treinamentos, o técnico forjou sua filosofia em Franca com o Professor Pedroca e depois de idas e vindas está de volta a Uberlândia, por onde já foi campeão nacional quando o campeonato era gerido pela CBB. Depois de sair de solo francano na temporada passada recebeu convite do time do Triângulo Mineiro e, com o mesmo time praticamente, soube trazer um pouco mais de jogo coletivo para uma equipe que vivia batendo cabeça entre as individualidades de Collum e Day, dando ainda mais "poder" para Lucas Cipolini e força para o reforço Gruber, um dos melhores jogadores do time no campeonato.

Do outro lado estará José Neto, cuja carreira é até difícil de explicar. O cara começou muito bem no Paulistano, parecendo ser o sopro de renovação e inconformismo que a gente sempre pedia nas pranchetas. Aos poucos tornou-se "mais do mesmo", o que não necessariamente é ruim, e foi se reencontrar com o Neto do começo de carreira quando passou a ser assistente-técnico de Rubén Magnano, argentino treinador da seleção que sempre lhe deu muita força. Na temporada passada fez brilhante trabalho em Joinville, quando quase eliminou o poderoso Pinheiros e teve a grande chance de sua carreira no Flamengo. Não desperdiçou, montou um ótimo time mesmo sem Marcelinho, sua principal estrela e liderança, trouxe mais capacidade defensiva a um elenco cuja força no ataque é imensa e está na final com inteira justiça. Cravou a segunda melhor campanha na fase regular da história do NBB, não perdeu em casa na pós-temporada e está a um passo de conquistar o primeiro título de sua carreira profissional.

Quem será que vence no próximo sábado, levando Uberlândia ou Flamengo ao título do NBB? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.