Topo

Bala na Cesta

Detalhes da classificação do Flamengo à decisão do NBB5 direto da HSBC Arena

Fábio Balassiano

26/05/2013 08h08

Por Fernando Hawad Lopes, direto do Rio de Janeiro (RJ)

Uma série que, se não foi brilhante tecnicamente, em termos de emoção, intensidade e nervosismo entrou para a história do NBB. Na noite deste sábado, com cerca de 12 mil pessoas na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o Flamengo derrotou São José por 88 a 76, fechando a semifinal em 3 a 2. O rubro-negro retorna à decisão do NBB após duas temporadas de ausência e, de quebra, devolve a eliminação sofrida para os joseenses na semifinal do ano passado, também por 3 a 2. Flamengo e Uberlândia vão lutar pelo título no próximo sábado (lamentavelmente em jogo único, mas falamos disso depois), às 10h, na HSBC Arena.

O duelo de ontem à noite marcou a redenção de um dos jogadores mais questionados do elenco rubro-negro. O ala Duda, que vinha de duas temporadas ruins e chegou a cogitar a ideia de deixar o clube, fez uma partida exuberante. Com seis bolas certeiras de três e 26 pontos no total, Duda foi o cestinha da partida e grande responsável pela vitória do Flamengo.

A tensão criada ao longo da série, especialmente pela briga entre os atletas no fim do quarto jogo, acabou afastando boa parte dos torcedores de São José que viriam ao Rio para a partida decisiva. Uma pena. Mas é importante ressaltar que o ambiente ruim durante os confrontos ficou apenas dentro da quadra. Não houve nada, além de provocações naturais, nas arquibancadas, tanto no Rio, como em São José. Entre as equipes, aí sim. O clima estava tão pesado que os quintetos titulares nem se cumprimentaram antes da bola subir. E desde o primeiro quarto, o que se viu foi um jogo muito pegado, com bastante contato físico. O Flamengo começou trabalhando bem os ataques, enquanto a Águia do Vale tinha em Murilo sua grande peça ofensiva. Aliás, o pivô foi um verdadeiro gigante. Superou a contusão sofrida no jogo três, ajudou a equipe a vencer o jogo quatro e foi o principal destaque do time no quinto duelo, anotando 23 pontos.

Após vencer o quarto inicial por vantagem mínima, 23 a 22, o rubro-negro voltou mal para o segundo período. O aguerrido time de São José aproveitou o momento ruim dos cariocas e chegou a colocar seis na frente (38 a 32). Após tempo pedido por José Neto, o Flamengo cortou um pouco a diferença, mas foi para o intervalo perdendo por três (42 a 39) e com o ala-armador Benite contundido.

Podemos dizer que terceiro quarto foi determinante para os rumos da série. A equipe da Gávea voltou para quadra bem diferente. Jogando com muita intensidade na defesa e um baita aproveitamento no ataque, o Flamengo virou o placar, incendiando a torcida. Destaque, além de Duda, em noite épica, para Gegê. O jovem armador rubro-negro jogou mais tempo que o titular da posição, o ótimo Kojo, e demonstrou muita personalidade ao conduzir bem a equipe, distribuindo seis assistências. Uma bola de três de Marquinhos (13 pontos), no estouro do cronômetro, deu ao Flamengo uma vantagem de 11 pontos no fim do período: 69 a 58 (30 a 16 no terceiro quarto).

Nos últimos dez minutos, os mandantes mantiveram a diferença confortável e garantiram presença na decisão, vencendo por 88 a 76. A equipe de São José seguiu lutando até o final, com muita garra, mas faltou um pouco mais de perna. Vale lembrar que os comandados de Régis Marreli fizeram uma temporada exaustiva (Paulista, Liga Sul-Americana, Liga das Americas e NBB) e sofreram com vários problemas de contusão ao longo das competições. Além de Murilo, Jefferson também foi bem, terminando com 13 pontos e sete rebotes. Baita campeonato fez o ala-pivô da Águia, está de parabéns. Fulvio, que se envolveu em confusões durante a série, esteve um pouco apagado nos arremessos. Mas mesmo assim, chegou a flertar com um triplo-duplo (nove pontos, nove assistências e sete rebotes). Ao final da partida, o técnico Régis Marreli se mostrou feliz pela campanha realizada por seu time e fez um balanço positivo da temporada. "Tivemos dificuldade para manter esse time, por conta do vice-campeonato ano passado e o assédio de outros clubes aos nossos principais jogadores. Mas conseguimos e realizamos uma ótima temporada, com o título do Paulista e as semifinais do NBB, eliminando o atual tricampeão. Sofremos muito com desfalques na fase de classificação e por isso tivemos uma campanha irregular, mas nos playoffs mostramos nosso grande basquete. Infelizmente a equipe não foi muito bem nos jogos aqui no Rio", afirmou o competente treinador de São José, que ao lado de Guerrinha (Bauru) é o único técnico que se manteve no cargo desde o NBB 1, acumulando dois títulos paulistas e um vice nacional.

Do outro lado, os rubro-negros comemoraram bastante a classificação. Duda era o mais assediado pelos torcedores na saída da quadra. Sereno, ele agradeceu as pessoas que estiveram ao lado dele nos momentos de incerteza. "Só tenho a agradecer ao Neto e a diretoria pelo apoio que tive para continuar no clube. É uma honra vestir essa camisa e se hoje eu tive uma grande atuação foi porque meus companheiros me ajudaram", disse o ala, que se mostrou contrário a realização de uma final em jogo único. "Não é o mais justo. A gente joga uma temporada inteira, consegue bons resultados e acaba tendo que decidir tudo em uma única partida. Às vezes você não entra bem e põe tudo a perder, mas temos que superar isso. Nossa equipe vai entrar focada e fazer um grande jogo", completou.

Fico aqui pensando como seria sensacional uma decisão em cinco jogos entre Flamengo e Uberlândia. Ginásios lotados nas duas cidades, emoção, polêmica, tudo que uma grande série poderia ter. Mas, isso vai ficar só na imaginação, porque os motivos comercias falaram mais alto e desde o ano passado a final do NBB se realiza em um único duelo. O Flamengo fez 42 jogos no campeonato, Uberlândia entrou em quadra 44 vezes e agora eles colocam o trabalho de uma temporada inteira em apenas uma partida. Nos resta apenas torcer para que seja um grande espetáculo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.