Topo

Bala na Cesta

São José vence 5º jogo, elimina os tricampeões do NBB e vinga final do ano passado

Fábio Balassiano

10/05/2013 16h15

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

Após duas vitórias de cada lado, ficava a dúvida: quem iria ganhar o quinto e decisivo jogo? Para o Brasília significava a manutenção de uma hegemonia em quadra. Para o São José, a chance de avançar na competição e se vingar da final do NBB4, perdido em casa para o adversário. Após 40 minutos de uma partida tensa, cheia de altos e baixos de cada lado, São José foi mais eficiente e venceu por 98-81. Agora o time do vale do Paraíba enfrenta o Flamengo pelas semifinais do NBB 5.

O jogo começou bem truncado, com as duas equipes alternando bons momentos na defesa mas errando muito no ataque. O Brasília foi muito eficiente no garrafão – Paulão fechou o quarto com 9 rebotes – mas não refletia essa vantagem em pontos. Melhor para a equipe de São José, que fechou o período em 18 a 17. O segundo quarto começou com os visitantes administrando a vantagem e o time da casa abusando das bolas de três pontos. O São Jose não aproveitou o momento e deixou que o Brasília empatasse o jogo, mas depois chegou a abrir 10 pontos e novamente o time candango encostou, encerrando o placar do primeiro tempo em 36-34 com vantagem para os visitantes.

Na volta do intervalo o São José voltou bem aceso na defesa, induzindo o Brasília a forçar as jogadas e foi se distanciando cada vez mais no placar, chegando a abrir 11 pontos mas fechando o quarto em 69 a 61. No último e decisivo quarto esperava-se que o time da casa voltasse com mais ímpeto, mas o que se viu foi um time muito nervoso em quadra, chutando do perímetro e marcando mal, o que permitiu aos visitantes um distanciamento ainda maior, fechando a partida na frente e a série em definitivos 3-2.

O cestinha, e grande destaque, da partida foi Laws, do São José, que marcou 29 pontos. Já pelo lado do Brasília, Nezinho anotou 16 pontos. Para Giovannoni, um dos jogadores mais abatidos após a derrota, "Eles (São José) jogaram muito bem e mereceram a vitória". O jogador agradeceu ainda a torcida "temos que agradecer a torcida, que fez a sua parte e, infelizmente não fizemos a nossa. Esporte é assim, agora é  fazer o balanço e já pensar na próxima temporada".

Para Dedé, "viemos focados em acertar na defesa, apertando a marcação e dificultando a vida de Nezinho. Nossa estratégia deu certo pois ele não acertou as bolas que vinha acertando e fomos felizes". O atleta deixou ainda uma mensagem para a torcida do São José, que levou cerca de 50 torcedores até Brasília, "a torcida pode esperar mais dedicação ainda de nossa parte, saímos do sétimo lugar e ganhamos do segundo, a primeira vez que isso acontece no NBB. O Flamengo tem grande jogadores mas podem esperar que vamos lutar sempre".

Por falar em torcedores, conversamos com o Osvaldo Horle, um dos torcedores do São José presentes no ginásio, que definiu bem o que representou essa vitória: "Uma sensação de dever cumprido, viemos e vencemos e vingamos o ano passado, uma doce vingança".

O jogo foi bom do ponto de vista de raça e disposição, mas deixou a desejar no aspecto técnico. Um bom público presente no ginásio viu o time candango jogar muito mal, se rendendo a boa marcação do São José. Não ofereceu nenhuma variação tática, algo a ser revisto para a próxima temporada, e simplesmente ficou arremessando bolas de 3 a esmo, sem armar uma jogada para furar o bloqueio montado pelo São José. Paulão que jogou muito bem o primeiro quarto, caiu muito de produção ao longo da partida. Arthur, Nezinho e Alex mais uma vez reclamaram muito levaram técnicas. A equipe do São José, por sua vez, teve em Laws um excelente jogador, que só não fez chover no Nilson Nelson. Acertou muito bem a marcação e dificultou a vida do time da casa. A classificação foi muito comemorada pela equipe que agora tem uma pedreira pela frente.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.