Topo

Bala na Cesta

Jeff Agba é liberado em cima da hora, joga bem e Bauru abre 2-1 na série contra Franca

Fábio Balassiano

04/05/2013 01h00

Por Rafael Placce, direto de Bauru (SP)

O relógio marcava 18:40 quando o juíz Fabrício Dazzi, o mesmo que havia sentenciado Jeff Agba (na foto) a 30 dias de suspensão preventiva, aceitou o pedido do time bauruense e liberou o pivô da liminar. Jeff (18 pontos, 12 rebotes) foi titular e, junto com seu conterrâneo, Deandre Coleman (18 pontos, 12 rebotes e cinco assistências), levou o Paschoalotto/Bauru a sua segunda vitória na série contra Franca, com o placar de 87-78. Agora a série volta para a capital do basquete, Franca, e o jogo quatro acontece na segunda feira, às 19 horas, no Pedrocão. Para Franca, é vida ou morte.

Com os dois pivôs bauruenses jogando tão bem e tomando conta do garrafão, Franca sofreu demais nos rebotes (42 contra apenas 18), o que deixou o veloz time de Lula Ferreira sem contra-ataque, dependendo do jogo de meia quadra. Bauru quase sempre teve o controle do jogo e por várias vezes conseguiu abrir vantagem no placar, embora Franca logo deixasse o jogo equilibrado novamente.

Dependendo muito de Cauê Borges e Léo Meindl, Franca, talvez pela primeira vez, tenha sentido mais falta de Teichmann e Jhonatan . Principalmente quando Léo não conseguiu jogar no terceiro período, se irritou com a marcação de Pilar e acabou saindo com problemas de faltas. Pela primeira vez na série também vi o time da capital do basquete bagunçado, sem esquema, como em uma bola que sobrou para o Lucas Mariano na linha dos três e o pivô tentou ir para o "um contra um" e acabou perdendo a bola.

Bauru voltou a ter problemas com faltas (Gui estava com quatro já no terceiro quarto) devido aos poucos jogadores a disposição de Guerrinha, que teve que quebrar a cabeça mais uma vez pra manter o time descansado e produtivo em quadra. Pilar, Gui e principalmente Larry (20 pontos, cinco rebotes e seis assistências – na foto à esquerda) funcionaram como válvulas de escape para o time, quando a situação apertava, um deles tirava uma bola da cartola, mas a vitória de hoje ficou mesmo por conta da dupla de garrafão.

Jeff falou sobre a expectativa pra saber se jogaria ou não: "Nem dormi direito para ser sincero. Acordei e fiquei o dia inteiro vendo as notícias e não aparecia nada (sobre a liberação). Quando eu cheguei aqui, o Caio (assessor de imprensa) me disse que iria jogar, eu pensei que ele estava brincando comigo, mas aí o Guerrinha me mandou colocar uniforme e eu fiquei muito feliz, queria muito jogar hoje."

A vitória de hoje deixa o time de Bauru a um passo de uma inédita semifinal de NBB e também marcou a centésima vitória do técnico Jorge Guerra (foto à direita) pela competição nacional. Ele é o segundo com mais triunfos, atrás de Hélio Rubens (Franca e Uberlândia) nessa categoria, mas o único com cem vitórias por um único time.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.