Topo

Bala na Cesta

Chicago Bulls vai desfalcado pro jogo 7 de hoje contra o Nets - e Derrick Rose, como fica?

Fábio Balassiano

04/05/2013 16h20

Na quinta-feira, em Chicago, Luol Deng não pôde atuar devido a uma suspeita de meningite. Kirk Hinrich sentiu dores fortes na panturrilha esquerda e também ficou de fora. Joakim Noah sofre com problemas na planta do pé e tem minutos cada vez mais limitados. O baixinho Nate Robinson (na foto), gripado, jogou vomitando e com uma "cestinha" para suas necessidades a cada tempo técnico (a imagem é bizarra).

Em quadra, os Bulls lutaram pra fechar a série, mas não conseguiram, os Nets empataram em 3 vitórias pra cada lado e hoje à noite 20h (o Space exibe) os times jogam pra ver quem avança e enfrenta o Miami Heat na semifinal do Leste. Deng está fora, Hinrich é dúvida, Noah e Robinson, mesmo lascados e com problemas físicos, disseram que vão pro jogo.

A grande questão nessa temporada maluca do Chicago Bulls que fica pra mim é: como será que está a cabeça dos jogadores em relação a Derrick Rose, estrela maior da companhia que já está clinicamente recuperado da operação que fez no joelho há mais de um ano mas cuja confiança não lhe permite entrar em quadra (o problema aconteceu em 28 de abril de 2012 no jogo 1 contra o Sixers).

Ninguém do Chicago (jogador, comissão técnica ou dirigente) ousa falar qualquer coisa em público sobre a decisão de Rose de não entrar em quadra (e já falei sobre isso aqui, lembram?). Todos dizem o famoso "ele que precisa saber quando está bem e vamos respeitar isso até o fim", mas acho meio óbvio que os jogadores (principalmente eles) olhem para o que está acontecendo com o camisa 1 (poxa, é o melhor jogador do elenco, o líder do grupo) e pensem: "Pô, a gente se matando em quadra, gente vomitando, o outro com meningite querendo jogar e ele de terno. Por que diabos eles não vem nos ajudar?".

Acho, sinceramente, que não dá pra julgar (operação no joelho é coisa séria), mas é uma situação no mínimo delicada. O time precisando de "corpos" em quadra para um jogo 7 da NBA e Rose sem confiança para entrar no campo de batalhas. Como bem disse meu irmão, se acontecesse o mesmo com Kevin Garnett ou Kobe Bryant qualquer um dos dois jogaria de muleta, nem para motivar seus companheiros (tal qual foi feito com David Lee no jogo 6 entre Warriors e Nuggets – veja aqui).

O Nets é que não tem nada a ver com isso e tem a faca, o queijo brie e o champanhe na mão para fechar logo mais. Times mandantes têm mais de 90% de aproveitamento em jogos 7 da NBA, e do outro lado estará um time machucado, desfalcado e sem sua principal estrela. Caso aconteça, a vitória do Chicago hoje seria épica – e mais uma "cutucada", mesmo que indireta ou sem querer, no principal jogador da equipe.

O que será que acontece?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.