Topo

Bala na Cesta

Na base da superação, Bauru joga bem, vence Franca e empata a série em 1–1

Fábio Balassiano

02/05/2013 11h30

Por Rafael Placce, direto de Bauru (SP)

As contusões de Jhonatan e Teichmann por Franca e Ricardo Fisher por Bauru, além da suspensão preventiva do pivô Jeff Agba, tirou peças importantes do tabuleiro dos técnicos Lula Ferreira e Guerrinha. Depois de um jogo eletrizante do começo ao fim, o Paschoalotto/Bauru conseguiu defender sua quadra e empatar a série com uma vitória por 86–79. O terceiro jogo acontece na sexta-feira, às 20 horas, novamente na Panela de Pressão.

O jovem time de Franca não sentiu o "calor" da Panela de Pressão e começou arrasador, marcando pressão quadra inteira, roubando bolas e saindo no contra-ataque. Abriram 11–0 em dois minutos e meio de jogo, Guerrinha parou o jogo e Bauru voltou com a cabeça no lugar, conseguindo equilibrar a partida, terminando o primeiro tempo com vantagem de 41-39.

A partir daí, o jogo não foi muito diferente do que se tinha visto no domingo, em Franca. Nenhum time conseguiu se desgarrar no placar. No final do terceiro período, Bauru conseguiu abrir sua maior vantagem, seis pontos, e quando o momento estava todo para seu lado Franca foi buscar a virada mais uma vez.

O último quarto foi um dilema para a equipe bauruense, já que precisava marcar mais forte para ganhar a liderança, mas não podia cometer faltas devido ao seu elenco reduzido (Guerrinha contou com apenas sete jogadores). Franca, aproveitando da situação, abusava das infiltrações com Léo Mendl e Cauê . Coleman, que fazia um belo jogo (23 pontos, 30 de eficiência), foi desqualificado quando o cronômetro ainda marcava 3:25 para o final.

Com a situação muito difícil para o time da casa, Pilar (jogou quase o jogo todo como armador principal, mesmo com Larry em quadra) colocou a bola debaixo do braço, acalmou a equipe e conduziu o time a vitória. O time de Franca me surpreendeu bastante pela personalidade. Em um ambiente bastante hostil, a molecada não abaixou a cabeça e jogou de igual pra igual. Destaques para Léo Mendl (16 pontos), Cauê (18 pontos) e para o único veterano do time, Figueroa (13 pontos, sete assistências e seis rebotes).

Do lado de Bauru, se ouve muito a palavra "superação", e os três principais jogadores dessa vitória demonstraram bem isso: Pilar, que é ala-pivô, mais conhecido pela sua emoção dentro de quadra, tendo que jogar de armador principal, cerebral. E jogou MUITO bem (19 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência). Colemam, que na ausência de Jeff teve que se desdobrar para segurar um garrafão com Lucas, Kurtz e Romário – ainda foi muito bem no ataque.

E principalmente Andrezão, que ganhou tempo de quadra por causa dos desfalques e acabou fazendo um de seus melhores jogos em Bauru (19 pontos, cinco rebotes e 20 de eficiência). Ele comentou sobe o espírito do time: "A gente se uniu e resolvemos jogar pelos outros que não estão conosco, tá todo mundo dando 110%, independente da posição que tenha que jogar, a gente tá dando raça, o coração, deixando o sangue dentro da quadra pra levar esse time ao lugar que ele merece".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.