Topo

Bala na Cesta

Contra a parede, Denver precisa parar Stephen Curry se quiser sobrevida nos playoffs da NBA

Fábio Balassiano

30/04/2013 16h20

Stephen Curry é o nome do playoff da NBA até o momento. Kevin Durant é craque e tem jogado muito contra o Houston Rockets. Tony Parker recuperou sua forma treinando contra o Lakers. LeBron James passeou contra o Bucks. Mas o que Curry tem feito contra o Denver Nuggets beira o absurdo.

Falei dele aqui ontem, citei seus números e quem tem visto os jogos sabe do que estou falando. O camisa 30 do Golden State, que vence o Denver Nuggets por 3-1 e pode avançar hoje às semifinais da conferência Oeste nesta terça-feira caso vença a quinta partida no Colorado (21h), está imarcável, eu sei, mas o Denver precisa encontrar uma solução para frear a sanha de Curry.

Uma boa saída seria colocar Andre Iguodala o tempo inteiro em cima do baixinho. O jogo ficaria mais físico para Curry, que teria dificuldade para cortar Iggy, mais alto, forte e ágil o bastante para conter o "primeiro passo" do armador do Warriors. Se nem isso estiver dando certo, George Karl (cadê os ajustes, professor?) pode abusar das coberturas com Wilson Chandler ou Corey Brewer em cima de Curry. O problema (e isso tem sido um problemão mesmo para os Nuggets) é que a rotação pós-ajuda precisa ser rápida e estar sempre pronta para evitar os chutes dos não menos certeiros Harrison Barnes (43,8%) e Klay Thompson (42,9%). Soltar Andrew Bogut um pouco pode ser um risco que Karl terá que correr, pois ficar do jeito que está, apostando que Curry passará a errar decididamente não é uma boa coisa, não.

Ao Golden State, sua tática de abdicar dos contra-ataques para fechar a defesa e evitar contra-ataques deve continuar (e quanto a isso o Denver não tem muito o que fazer), mas é bom saber que certamente a marcação será mais pesada logo mais contra Curry. Se não for exigir muito de seus atletas, George Karl pode pedir que as bolas de três, quase sempre estéreis e sem resultado na série (31%), sejam trocadas por arremessos mais seguros, mas isso talvez seja pedir demais para um time que se habituou a correr muito em toda a temporada regular.

Será que o Denver consegue segurar Curry hoje para permanecer vivo na série? Só a vitória interessa aos Nuggets. Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.