Topo

Bala na Cesta

Mais três séries das quartas-de-final do NBB começam hoje - veja análises e duelos

Fábio Balassiano

29/04/2013 11h50

Ontem começou a fase de quartas-de-final do NBB com Franca e Bauru (vitória dos francanos por 72-69) e nesta segunda-feira mais três duelos iniciam. Sempre lembrando do formato: Só lembrando: os duelos serão em melhor de cinco, com o formato de 1-2-1-1 (sendo um na casa do time de pior campanha, dois no de melhor, um no de pior e o derradeiro no de melhor campanha). Bem, agora vamos às análises dos três confrontos (com asterisco o time que tem mando de quadra).

FLAMENGO* x PAULISTANO (Primeiro jogo hoje, às 20h, em São Paulo) – É o confronto de dois técnicos que se conhecem bem (Gustavo de Conti, hoje técnico do Paulistano, foi assistente de Neto há quase uma década no time da capital paulista) e de dois elencos bem diferentes (o do Flamengo, caríssimo; o do rival, bem mais modesto). Até pelo cansaço de uma série de cinco jogos que o rival teve contra o Basquete Cearense nas oitavas-de-final, não creio que o rubro-negro tenha problemas para avançar. Não será fácil, mas não creio que o Paulistano consiga chegar às semifinais dessa vez.

BRASÍLIA* x SÃO JOSÉ (Primeiro jogo hoje, às 21h, em São José, com Sportv) – Reedição da final da temporada passada, só que agora em cinco jogos e com mando de quadra invertido. São José venceu o Minas, tem Fúlvio e Murilo, além de Jefferson e Laws (embora, é bom dizer, Dedé esteja com o joelho baleado), mas não sei se consegue superar os tricampeões. Brasília é e sempre será muito forte enquanto o núcleo formado por Giovannoni, Alex, Nezinho e Arthur estiver junto (some-se a eles Paulão, que agora parece estar em melhor forma). Gosto muito do trabalho de Régis Marrelli no Vale do Paraíba, e será interessante ver os ajustes dele para tentar conter os candangos. Série promete ser duríssima e longa.

UBERLÂNDIA* x PINHEIROS (Primeiro jogo hoje, às 19h, em São Paulo, com Sportv) – Outra série que promete ser muitíssimo equilibrada. Embora Uberlândia tenha levado vantagem na fase de classificação, não me arrisco a dar qualquer palpite aqui. O Pinheiros está com confiança lá em cima após o título da Liga das Américas, a virada contra Limeira e com a fase esplendorosa de Shamell (foto), mas do outro lado há a experiência de Hélio Rubens em playoffs, a mira certeira de Robert Day (grande jogador!) e o mando de quadra de um time que se sente muitíssimo bem atuando no Triângulo Mineiro.

Palpites para quem avança às semifinais? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.