Topo

Bala na Cesta

Após lesão no tendão, Kobe descarta encerrar carreira: 'Operação, recuperação e quadra'

Fábio Balassiano

13/04/2013 07h58

O relógio marcava 3:10 por jogar no último período. Kobe Bryant já tinha se machucado em um choque minutos antes (hiperextensão do joelho), mas permaneceu em quadra (como tem feito praticamente em todos os minutos dos últimos jogos, aliás – média de 45,7 minutos nos últimos sete jogos, recorde em seus 17 anos de carreira aos 34 anos). Cortou o jovem Harrison Barnes e caiu. Na descida, ainda perguntou a Barnes: "Você me chutou?". Quando ouviu a negativa do ala do Golden State Warriors, adversário que seria derrotado pelo Lakers por 118-116 no final de tudo, Kobe fez seu próprio diagnóstico: rompeu o ligamento do tendão de Aquiles da perna esquerda. Veja o lance abaixo antes de continuarmos.

Obviamente Barnes não teve culpa de nada, mas a princípio (o exame será realizado neste sábado, onde se saberão mais detalhes) o golpe é duro em uma temporada alucinante em Los Angeles. Se liga só no roteiro da obra: lesões, discussões, demissão de técnico, mais lesões, derrotas, uma recuperação do meio para o final do campeonato e agora uma lesão devastadora em sua principal estrela.

"Essa é a pior lesão da minha carreira. Disparadamente a pior e eu nem sei o que fazer. Não consigo nem andar. Meus filhos estão aqui no vestiário e não estou sendo um bom exemplo. Já tive aquela lesão no joelho, mas essa é diferente. Ouvi um barulho de algo se rompendo, perguntei ao (Harrison) Barnes se ele havia me chutado e quando ele disse que não soube o que era. Aquiles, Aquiles. Não será fácil. Mas eu vou me recuperar. Só peço que o time mantenha o foco e continue lutando. Estava me sentindo cansado, muito cansado. É um sentimento terrível, terrível. Estou me sentindo devastado, destroçado. Já joguei com algumas lesões, com o tornozelo ferrado esta temporada, mas acho que contra esta eu não vou conseguir", afirmou o astro de 34 anos no vestiário.

Chauncey Billups teve recentemente a mesma lesão no Clippers e está tendo uma dificuldade terrível para voltar. Charles Barkley e Shaquille O'Neal simplesmente tiveram que encerrar suas carreiras devido ao mesmo processo de recuperação – que não é fácil. Mas Kobe deixou claro em sua entrevista no final do jogo (com lágrimas nos olhos e amparado em um par de muletas) que não foi o último capítulo de sua magnífica jornada na NBA: "É simples o que vai acontecer aqui. Exame, operação, recuperação e quadra. Eu vou voltar", afirmou antes de, na pergunta derradeira, manda o repórter de Los Angeles pra longe quando ele perguntou se a partida contra o Golden State fora a última: "Sério que você está me perguntando isso? Sério? Eu volto", e riu.

Para quem quiser, deixo abaixo a sua entrevista coletiva no vestiário. É triste, mas revela um craque ferido-e-forte em um momento duro, um momento terrível em sua vida esportiva. Volta logo, Kobe!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.