Topo

Bala na Cesta

Sem traçar data para retorno, Derrick Rose diz: 'É preciso confiança pra parecer jogador normal'

Fábio Balassiano

13/03/2013 12h00

Há quase um mês coloquei aqui uma declaração de Derrick Rose em que o armador dizia não estar certo de atuar nesta temporada da NBA. Depois de operar o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em 28 de abril de 2012, o armador do Chicago Bulls falou ontem ESPN. E foi aí que eu me assustei um pouco.

Sabia-se que o problema, além de físico, era mental, psicológico, de confiança do atleta para voltar às quadras, mas dá só uma olhada no que ele disse ao site:

"Consigo fazer de tudo nos treinamentos. A questão é só eu ter confiança pra jogar. É ter confiança para parecer um jogador normal. Neste exato momento eu realmente não sei se jogarei ainda nesta temporada. Só estou esperando que me sinta normal, tranquilo, 100% para atuar. Até que isso aconteça eu continuarei vendo os jogos sentado no banco com meus companheiros. Não tenho pressão alguma da diretoria ou dos donos da franquia para apressar meu retorno, e é assim que eu realmente continuarei agindo. Meus companheiros estão jogando bem, ganhando jogos, então eu não estou preocupado com isso, não", afirmou.

Apenas lembrando uma coisinha antes de eu comentar. O ala do Knicks, Iman Shumpert, machucou o joelho, teve o mesmo tipo de operação que Rose e já voltou às quadras.

Bem, agora vamos lá. Eu já operei o joelho (cruzado anterior esquerdo em 2008) e entendo perfeitamente o que se passa na cabeça de Derrick Rose. Não sou, e nunca fui, jogador profissional, mas voltar a jogar qualquer esporte de contato foi terrível, difícil pacas. Dá medo, você parece temer até um passo básico e vocês devem imaginar que quando joguei futebol/basquete pela primeira vez meus amigos pegaram leve comigo. Já Rose certamente não terá essa moleza assim que pisar em uma quadra da NBA. Pode ser que ele pegue pela proa direto um Kevin Garnett, um Metta World Peace, um LeBron James. Não é, digamos, a situação dos sonhos de ninguém que volta de lesão, né.

Cheguei a escrever aqui que sem Rose 100% o Chicago não teria chance de título, lembram? E mantenho. A questão, agora, é que não creio que o armador chegue ao melhor estágio físico ainda nesta temporada (faltam menos de 20 jogos para terminar a temporada regular da NBA). Ele está reticente, temeroso, e é natural pacas isso. Quem sou eu para dar conselho ao Bulls ou a qualquer pessoa, mas neste caso, com um dos melhores jogadores da atualidade sem querer entrar em quadra fora das condições ideais e visivelmente sem confiança, a solução parece ser deixar o camisa 1 de fora mesmo, só retornando para a próxima temporada, quando, aí sim, ele terá tempo para se preparar sozinho, sem pressão, com uma pré-temporada, amistosos e tempo para pegar ritmo de jogo e, sobretudo, confiança.

É hora de pensar não no curto prazo, até porque acho quase impossível que algum time do Leste consiga bater o Miami Heat quatro vezes na pós-temporada, mas sim na longa carreira que Rose (24 anos, é sempre bom pontuar isso) terá pela frente (e é fundamental dizer que em breve o Chicago terá Nikola Mirotic para auxiliá-lo na busca pelo tão sonhado campeonato).

Concorda comigo? É melhor Derrick Rose recolher o carro de vez, ou ainda vale a pena arriscar tê-lo em quadra nos playoffs?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.