Topo

Bala na Cesta

Bauru atropela Flamengo no último quarto e conquista vitória importantíssima no Rio

Fábio Balassiano

10/03/2013 00h32

Por Fernando Hawad Lopes, direto do Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo e Bauru fizeram um dos jogos mais emocionantes do primeiro turno do NBB. Na ocasião, o rubro-negro levou a melhor no segundo tempo extra no interior paulista. Neste sábado, os times voltaram a se enfrentar em outro duelo cercado de expectativa, desta vez no calorento ginásio do Tijuca.

E com uma atuação brilhante no último período (28-14), a equipe bauruense deu o troco na carioca e conseguiu uma importante vitória por 89-74. Apesar da derrota, o Flamengo ainda se mantém na liderança da competição, com 24-3. Para Bauru, o resultado expressivo significou a entrada no G4. O time ultrapassou Franca e agora é o quarto com 17-9.

Muito provavelmente essa foi a melhor partida do comandados de Guerrinha no NBB5. Bauru jogou demais, com muita intensidade na defesa e um ataque agressivo. No primeiro quarto, o Flamengo conseguiu atacar bem, liderado como quase sempre por Marquinhos. Os cariocas venceram o período por 26 a 22. Na segunda parcial, começou a prevalecer a defesa forte de Bauru e, com as bolas de três caindo, especialmente de Gui (foto à esquerda) e Ricardo Fischer (foto à direita), a equipe paulista encostou no placar, indo para o intervalo perdendo por apenas um ponto: 41 a 40

A partir do terceiro quarto os visitantes tomaram conta do jogo. Marquinhos, que anotou 15 pontos no primeiro tempo, foi completamente anulado pelo sistema defensivo montado por Guerrinha e fez apenas quatro nos períodos finais. A principal opção de ataque do Flamengo passou a ser o pivô Caio Torres, que teve boa atuação (19 pontos). Mas os grandes destaques da partida ficaram por conta do time paulista. Dois jovens jogadores, que podem ter um grande futuro no basquete brasileiro: Gui Deodato (21 pontos) e Ricardo Fischer (2o pontos, seis rebotes e três passes). O primeiro já é uma realidade. Gui está jogando demais, cada vez mais confiante, seguro. Não sentiu a pressão da torcida adversária em nenhum momento. Com 21 pontos, cinco bolas de três, o bicampeão do Torneio de Enterradas do NBB foi o cestinha do duelo. Fischer também jogou muito. Além de organizar bem a equipe na armação, ainda terminou a partida com 20 pontos. Bauru foi para o último período vencendo por um: 61 a 60.

Nos dez minutos decisivos, uma verdadeira aula de basquete dos paulistas. Logo de cara, os bauruenses fizeram 14 a 2, abrindo 13 pontos de vantagem: 75 a 62. O Flamengo se perdeu completamente e passou a cometer muitos erros. Aliás, vale um sinal de alerta para a equipe da Gávea. Apesar da campanha dos comandados de José Neto ainda ser excelente, o time teve uma queda significativa nos últimos jogos, especialmente quando passa por momentos de adversidade. Na frente no placar, Bauru ganhou confiança e chegou a botar 18 pontos. Larry, após primeiro tempo discreto, jogou bem na segunda etapa, terminando com 15 pontos e cinco assistências. Destaque também para Pillar, que teve 13 pontos e ainda protagonizou uma enterrada espetacular no último período. No fim, o Flamengo até cortou um pouco a diferença, mas a vitória, pra lá de importante, ficou com os visitantes: 89 a 74.

Muito satisfeito com a atuação da sua equipe, o técnico Guerrinha valorizou bastante a postura defensiva de seus comandados e enalteceu o desempenho do ala Gui. "Nos últimos jogos nós sofremos um pouco com a defesa. É aquilo que eu falo para eles: se você quiser ir bem num campeonato tão difícil como o NBB precisa de uma defesa forte. Hoje permitimos apenas 74 pontos de um time que tem o melhor ataque da competição (o Flamengo faz 90,6 pontos por partida). Quanto ao Gui, com certeza vai ser um dos grandes jogadores do Brasil. Estamos fazendo um trabalho progressivo com ele e ele está crescendo muito", afirmou o treinador, no comando de Bauru desde o NBB1.

Do outro lado, José Neto lamentou os erros do time rubro-negro. "Pecamos muito hoje, especialmente na defesa. Tivemos alguns erros de estratégia defensiva mesmo, e outros de execução", afirmou o comandante do Flamengo.

Embalado pelo ótimo resultado no Rio, Bauru volta para casa e enfrenta Joinville, na próxima quinta, às 20h, na Panela de Pressão. Já o Flamengo esquece um pouco o NBB para focar na segunda fase da Liga das Américas. O time carioca disputa, no próximo fim de semana, o quadrangular semifinal da competição na Argentina, contra o Pinheiros, o Mavort, do Equador, e o anfitrião Lanus.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.