Topo

Bala na Cesta

Com casa cheia, Maranhão vence Ourinhos e garante 3° lugar na fase de classificação da LBF

Fábio Balassiano

24/02/2013 09h30

Por Rodrigo Garcia, direto de São Luís (MA)

Na manhã deste sábado e diante de mais de 4.600 pessoas o Maranhão Basquete confirmou o favoritismo e venceu de forma tranquila a equipe do Ourinhos pelo placar de 80-56 no ginásio Castelinho, garantindo, assim, o terceiro lugar na fase de classificação da Liga de Basquete Feminino. Nos playoffs, o Maranhão enfrentará Guarulhos, e Ourinhos, Americana. As datas e horários ainda serão definidos pela diretoria da LBF.

A equipe maranhense começou o jogo impondo um ritmo muito forte, com Kelly (13 pontos e 8 rebotes – foto à esquerda) brigando muito no garrafão e muito entusiasmada no jogo (aliás, toda a equipe do MB fez um primeiro quarto impecável). Já a equipe paulista, lanterna da competição (6 jogos, 6 derrotas) se mostrava afobada e perdida em quadra, com incessantes erros ofensivos. Para se ter uma ideia, com 3 minutos jogados o placar já estava 11-2 para o time da casa. Ourinhos tentava reagir com a destemida Joice, líder em assistências da competição (média de 6 depois do fim da partida) e Laís (11 pontos), mas foi em vão. As paulistas não conseguiram suportar o ímpeto e a eficiência do Maranhão, que fechou o quarto em 29-12.

Apesar de Ourinhos ter voltado mais ligado e mais bem postado em quadra, com Joice mais eficiente, convertendo 8 pontos no quarto, o time maranhense conseguiu sustentar o bom ritmo e, com Damiris (21 pontos e 10 rebotes – foto à direita) ainda inspirada com 17 pontos e 8 rebotes só no primeiro tempo, o jogo foi para o intervalo com 47-29 para o MB.

Embora Joice (cestinha do jogo com 22 pontos) novamente tentasse resolver tudo sozinha (oito pontos no terceiro quarto), a partida continuava na mesma toada. O jogo estava tranquilo, nas mãos do Maranhão. O time paulista oferecia pouca resistência, perdendo o terceiro quarto por 17-15. A quarta vitória maranhense estava madura e era questão de tempo para ser sacramentada.

No último quarto, o mais morno de todos, o time paulista já estava consciente de que era quase impossível reverter uma diferença de 20 pontos diante do MB. O destaque no derradeiro quarto ficou para Iziane (18 pontos e seis rebotes), que ajudou a finalizar a vitória em 80-56 para a alegria dos 4.656 pagantes que estiveram no ginásio Castelinho.

No final do jogo, Edson Ferreto, técnico do time de Ourinhos, não poupou críticas ao seu elenco: "A gente sabia da qualidade da equipe do Maranhão e também sabemos o momento que estamos passando, viemos jogar o jogo. Perdemos praticamente o time todo do ano passado e fica complicado almejar alguma coisa com o que temos hoje, com as jogadoras que estão aqui tá bem complicado. A Joice é uma jogadora razoável, mas na maioria das vezes ela não pensa e também está muito sobrecarregada. Você viu o que a Silvia fez no jogo, a gente fala, fala, mas ela é precipitada e fominha demais. Essas meninas que estão jogando aqui são apenas para compor grupo, precisamos de jogadoras".

OPINIÃO SOBRE A QUESTÃO DE COMANDO NO MARANHÃO BASQUETE
Comenta-se muito sobre quem realmente dirige o Maranhão Basquete, se Antonio Carlos Barbosa ou Betinho Lima. Antes de mais nada, é bom deixar bem claro que os dois se dão muito bem mas nas solicitações de tempo e até mesmo no decorrer do jogo Barbosa é sempre quem dá as primeiras instruções e chama a atenção do grupo por algo equivocado que está acontecendo dentro da quadra. Acredito que um toque aqui e outro ali, não faz mal a ninguém, e no calor do jogo é sempre válido e necessário receber uma outra opinião. No entanto, nota-se claramente que o técnico do MB é alijado involuntariamente por Barbosa. Betinho, para evitar constrangimentos, renuncia tomar as rédeas na hora da conversa com as atletas. Tá certo que Barbosa é mais catedrático e experiente que Betinho, mas seria interessante ser resolvido antes do jogo quem dá as cartas. Seria bem mais vantajoso para o time e evitaria uma situação embaraçosa no futuro. Um pouco de bom senso ajustaria tudo.   

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.